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- Prova Escrita de Física e Química A – versão 1
- Prova 715: Época especial – 2017
GRUPO I
As moedas de 10 cêntimos de euro são compostas por ouro nórdico, uma liga metálica constituída por cobre (Cu), alumínio (Al), zinco (Zn) e estanho (Sn).
- 10ºano – Química – Domínio 1 – subdomínio 3 (Tabela periódica)
1. O cobre e o zinco são elementos ___ , que se situam no mesmo ____ da tabela periódica.
(A) de transição … período
(B) de transição … grupo
(C) representativos … período
(D) representativos … grupo
- Opção (A)
⇒ Na Tabela Periódica dos Elementos (TP), observa-se que o cobre (29Cu) e o zinco (30Zn) são os primeiros elementos dos grupos 11 e 12, respetivamente.
⇒ Pertencem ao bloco d, pelo que são elementos de transição, e se situam no mesmo período (4.⁰) da TP.
- Opção (A) ……………. 5 pontos
- 10ºano – Química – Domínio 1 – subdomínio 1 (Massa e tamanho dos átomos)
2. Um dos isótopos naturais do cobre é o cobre-63.
Quantos neutrões existem no núcleo de um átomo deste isótopo do cobre?
(A) 29 neutrões.
(B) 34 neutrões.
(C) 63 neutrões.
(D) 92 neutrões.
- Opção (B)
⇒ O nome do isótopo (cobre-63) indica o número de massa, A = 63; assim, o número de nucleões (protões e neutrões) dos átomos do 6329Cu é 63.
⇒ Como o número atómico do cobre (29Cu) é Z = 29, o número de protões é igual a 29.
⇒ Conclui-se que o número de neutrões no núcleo dos átomos do referido isótopo é:
- A – Z = 63 – 29 = 34
- Opção (B) ……………. 5 pontos
- 10ºano – Química – Domínio 1 – subdomínio 2 (Energia dos eletrões nos átomos)
3. O ião Al3+ tem ____ eletrões, distribuídos por _____ orbitais.
(A) dez … três
(B) dez … cinco
(C) dezasseis … cinco
(D) dezasseis … nove
- Opção (B)
⇒ Da Tabela Periódica dos Elementos (TP), constata-se que o número atómico do alumínio ( 13Al ) é 13.
⇒ O número de eletrões dos átomos de alumínio ( 13Al) é igual ao número de protões (ou número atómico).
⇒ O catião Al3+ tem menos três eletrões do que o átomo respetivo, ou seja, 13 – 3 = 10, sendo, portanto, isoeletrónico do néon (10Ne):
- 13Al3+ ⇒ 1s2 2s2 2px2 2py2 2pz2
⇒ De acordo com a configuração eletrónica do catião Al3+, no estado fundamental, verifica-se que os dez eletrões se distribuirão por dois níveis de energia, preenchendo a orbital 1s do primeiro nível e as quatro orbitais (a 2s e as três 2p) do segundo nível.
- Assim, que o catião Al3+ tem dez eletrões distribuídos por cinco orbitais
- Opção (B) ……………. 5 pontos
- 10ºano – Química – Domínio 1 – subdomínio 1 (Massa e tamanho dos átomos)
4. As moedas de 10 cêntimos de euro têm uma massa de 4,10 g. No ouro nórdico, a percentagem, em massa, de cobre é 89%.
Determine o número de átomos de cobre numa moeda de 10 cêntimos de euro.
Apresente todas as etapas de resolução.
⇒ A massa de cobre, Cu, existente numa moeda de 10 cêntimos de euro é 89% da massa total:
- mCu = 0,89 x 4,10 g = 3,65 g
⇒ Como 1 mole de cobre tem massa 63,55 g ( o cobre, situado no grupo 11 e no 4º Período da TP, tem uma massa atómica relativa de 63,55), a quantidade de cobre existente em 3,65 g é:
- nCu = m/M = 3,65/63,55 = 0,0574 mol
⇒ O número de átomos de cobre presentes na moeda é:
- NCu = n x NA = 0,0574 x 6,02 x 1023 = 3,5 x 1022 átomos
- Etapas de resolução:
A) Cálculo da massa de cobre na moeda (m = 3,65 g) …….. 5 pontos
B) Cálculo do número de átomos de cobre na moeda (N = 3,5 x 1022 ) …….. 5 pontos
GRUPO II
A Figura 1 representa parte de uma montagem utilizada na determinação experimental da capacidade térmica mássica do cobre. Nessa montagem, o sensor de temperatura estava ligado a um sistema de aquisição de dados, e a resistência de aquecimento estava inserida num circuito elétrico.
- 10ºano – Física – subdomínio 2 (Energia e fenómenos elétricos)
1. Com o objetivo de determinar indiretamente a potência fornecida pela resistência de aquecimento ao bloco de cobre, introduziram-se, no circuito elétrico, dois aparelhos de medida (multímetros).
Indique o nome das duas grandezas elétricas que, na experiência realizada, foram medidas com os multímetros.
⇒ Um multímetro é um aparelho que pode ser utilizado como voltímetro – mede a diferença de potencial (U) entre os terminais do condutor –, como amperímetro – mede a corrente elétrica (I) que percorre o condutor –, ou como ohmímetro – mede a resistência (R) do condutor.
⇒ Pela Lei de Joule, vem:
- (1) P = R I2
⇒ Mas da Lei de Ohm têm-se:
- (2) R = U/I ⇒ P = UI
ou
- (3) I = U/R ⇒ P = U2/R
⇒ Assim, e consoante a expressão a utilizar, os alunos deveriam medir:
– A resistência elétrica e a corrente elétrica (1).
– A diferença de potencial e a corrente elétrica (2)
– A diferença de potencial e a resistência elétrica (3).
- Diferença de potencial [elétrico] e corrente elétrica. …………. 5 pontos
ou
- Diferença de potencial [elétrico] e resistência [elétrica].
ou
- Corrente elétrica e resistência [elétrica].
Nota – A referência a «Intensidade da corrente elétrica» não implica qualquer desvalorização.
2. Na experiência realizada, utilizou-se um bloco calorimétrico de cobre de massa 1,264 kg. Além das grandezas elétricas, mediu-se a temperatura do bloco, ao longo do processo de aquecimento.
Com os valores obtidos, foi possível traçar o gráfico da temperatura, t, do bloco de cobre em função da energia, E, que lhe foi fornecida, cujo esboço se representa na Figura 2.
Determinou-se, seguidamente, a equação da reta que melhor se ajustava ao conjunto de pontos desse gráfico:t = 1,91 x10−3 E + 22,1
- 10ºano – Física – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)
- 10ºano – Física – A.l. – 3.2 – Capacidade térmica mássica
2.1. Qual era a temperatura do bloco de cobre antes de se iniciar o processo de aquecimento?
- Antes de se iniciar o aquecimento, a temperatura do bloco era t = 22,1 ºC
⇒ A equação da reta representada no gráfico, t = 1,91 x 10-3 E + 22,1 , mostra como varia temperatura, t, do bloco em função da energia, E, que lhe é fornecida.
⇒ Antes de se iniciar o aquecimento, a energia fornecida é E = 0 e, portanto, t = 22,1 ºC.
- 22,1 ºC …………. 5 pontos
- 10ºano – Física – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)
- 10ºano – Física – A.l. – 3.2 – Capacidade térmica mássica
2.2. Determine o erro percentual (erro relativo, em percentagem) da capacidade térmica mássica do cobre obtida nesta experiência, tomando como referência o valor tabelado 385 J kg-1 ºC-1.
Apresente todas as etapas de resolução.
- Etapas de resolução:
A) Determinação da capacidade térmica mássica do cobre obtida na experiência (c = 414 J kg-1 ºC-1) …….. 5 pontos
B) Determinação do erro percentual da capacidade térmica mássica do cobre obtida na experiência (7,5%) …….. 5 pontos
GRUPO III
O metano, CH4 , é o principal constituinte do gás natural.
1. A combustão completa do metano pode ser traduzida por
CH4 (g) + 2 O2 (g) ⇋ CO2 (g) + 2 H2O (l)
Nesta reação, a variação de entalpia associada à combustão de 1 mol de CH4 (g) é −890 kJ.
Considere que a energia libertada nesta reação é usada num processo de aquecimento de água e que o rendimento desse processo é 100%.
- 10ºano – Física – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)
1.1. O que significa um rendimento do processo de aquecimento de 100%?
⇒ Quando o rendimento de um processo de aquecimento é 100% toda a energia fornecida a esse processo (neste caso pela combustão do metano) é utilizada como calor para aquecer um sistema (neste caso uma certa quantidade água).
- [Significa que] toda a energia libertada na combustão [do metano] é utilizada no aquecimento [da água]. …………. 5 pontos
ou
⇒ [Significa que] não há energia dissipada no processo de aquecimento [da água].
ou
equivalente.
- 10ºano – Física – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)
1.2. Calcule o volume de metano, medido nas condições normais de pressão e de temperatura (PTN), que tem de reagir completamente para aumentar em 18 ºC a temperatura de uma amostra pura de 5,0 kg de água.
Apresente todas as etapas de resolução.
- Vm (PTN) = 22,4 dm3 mol−1
⇒ Como Eaquecimento = mágua cágua ΔTágua, a energia necessária para aumentar em os 5,0 kg de água será:
- Eaquecimento = 5,0 x 4,18 x 103 x 18 = 3,76 x 105 J
⇒ Sendo – 890 kJ a variação de entalpia associada à combustão de 1 mol de metano, a quantidade de metano que tem de reagir completamente será:
⇒ O volume de metano, nas condições PTN, que tem de reagir completamente é 9,5 dm3.- Etapas de resolução:
A) Cálculo da energia que é necessária para aumentar em 18 ºC a temperatura da amostra de água (E = 3,76 x 105 J) …….. 5 pontos
B) Cálculo da quantidade de metano que tem de reagir (n = 0,422 mol) …….. 2 pontos
C) Cálculo do volume de metano, medido nas condições normais de pressão e de temperatura (V = 9,5 dm3) …….. 3 pontos
- 11ºano – Química – Domínio 2 – subdomínio 2 (Reações de oxidação redução)
1.3. A variação do número de oxidação do carbono, na reação considerada, é
(A) + 4
(B) – 4
(C) + 8
(D) – 8
- Opção (C)
⇒ No metano o número de oxidação do carbono é -4, pois o do hidrogénio é +1, e há quatro átomos de hidrogénio ligados a um átomo de carbono em cada molécula.
⇒ No dióxido de carbono, CO2, o número de oxidação do carbono é +4, pois o do oxigénio é -2, e há dois átomos de oxigénio ligados a um átomo de carbono em cada molécula de CO2.
⇒ Na reação considerada, o número de oxidação do carbono passou de -4 a +4, variando por +8.
- Opção (C) ……………. 5 pontos
- 10ºano – Química – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)
2. Numa molécula de metano, há no total, ___ eletrões de valência, ___ eletrões de valência não ligantes.
(A) oito … existindo
(B) oito … não existindo
(C) quatro … existindo
(D) quatro … não existindo
- Opção (B)
⇒ A molécula de metano tem um átomo de carbono (grupo 14) com quatro eletrões de valência e quatro átomos de hidrogénio (grupo 1) cada um com um eletrão de valência.
- 4 + 4 = 8 eletrões de valência.
⇒ Nessa molécula há, assim, quatro ligações covalentes simples C–H (figura ao lado), isto é, a distribuição dos oito eletrões de valência mostra que, neste caso, todos são ligantes.
- Na molécula de metano, há no total oito eletrões de valência não existindo eletrões de valência não ligantes.
- Opção (B) ……………. 5 pontos
- 10ºano – Química – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)
3. Qual é a geometria da molécula de metano?
- Geometria tetraédrica.
⇒ Na molécula de metano, há no total oito eletrões de valência, formando quatro ligações covalentes simples C–H.
⇒ De acordo com a teoria de repulsão dos pares eletrónicos de valência, a disposição espacial dos átomos em torno de um átomo central é a que conduz à máxima estabilidade da molécula.
- O máximo afastamento possível dos quatro pares eletrónicos na molécula de metano corresponde a uma distribuição segundo uma geometria tetraédrica.
- [Geometria] tetraédrica …………. 5 pontos
GRUPO IV
1. O iodo, I2 (g), reage com o hidrogénio, H2 (g), em fase gasosa, formando-se iodeto de hidrogénio, HI (g).
A reação pode ser traduzida porI2 ( g ) + H2 ( g ) ⇋ 2 HI ( g )
Nesta reação, a variação de entalpia associada à formação de 2 mol de HI ( g ) é -9,2 kJ.- 11ºano – Química – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)
1.1. Considere que, à temperatura T, se introduziu, num reator com a capacidade de 1,00 L , uma mistura de H2 (g) e de I2 (g), em diferentes concentrações, não existindo inicialmente HI (g) no reator.
O gráfico da Figura 3 mostra a evolução, ao longo do tempo, t , das concentrações, c, dos reagentes.
Determine a constante de equilíbrio, Kc, da reação considerada, à temperatura T.
Apresente todas as etapas de resolução.
⇒ No início da reação, as concentrações de iodo, I2, e de hidrogénio, H2, são respetivamente, 0,240 mol dm-3 e 0,360 mol dm-3.
⇒ Quando o equilíbrio é atingido as concentrações destas duas espécies são mais baixas: 0,024 mol dm-3 e de I2 e 0,144 mol dm-3 de H2.
⇒ A estequiometria desta reação indica que o iodo molecular e o hidrogénio molecular reagem na proporção de 1 para 1 e isso é o que acontece neste exemplo: por cada dm3 da mistura, a diferença das quantidades de I2 entre o início e o final da reação é (0,240 – 0,024) mol = 0,216 mol, o valor idêntico à diferença das quantidades de H2 entre o início e o final da reação (0,360 – 0,144) mol = 0,216 mol.
⇒ Conclui-se que, por cada dm3 da mistura, a quantidade de H2 e de I2 que reage é 0,216 mol.
⇒ Como por cada mole de H2 que reage se formam 2 mol de HI, a concentração de HI na solução em equilíbrio é 2 x 0,216 mol/ 1 dm3 = 0,432 mol dm-3.
- A constante de equilíbrio desta reação é:
- Etapas de resolução:
A) Determinação, por leitura do gráfico, das concentrações de equilíbrio de H2 (g) e de I2 (g) ([H2] = 0,144 mol dm-3; [ I2 ] = 0,024 mol dm-3) …….. 3 pontos
B) Determinação da quantidade de H2 (g) ou de I2 (g) que reage (n = 0,216 mol) …….. 4 pontos
C) Determinação da quantidade de HI (g) que se terá formado (n = 0,432 mol) …….. 4 pontos
D) Determinação da constante de equilíbrio da reação (Kc = 54) …….. 4 pontos
- 11ºano – Química – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)
1.2. Conclua como variará a composição do sistema se a temperatura diminuir, a volume constante.
Apresente num texto a fundamentação da conclusão solicitada.
⇒ De acordo com o Princípio de Le Châtelier, um aumento de temperatura favorece uma reação endotérmica e uma diminuição de temperatura favorece uma reação exotérmica (a volume constante).
⇒ Como, neste caso, a variação de entalpia associada à reação é negativa (– 9,2 kJ por 2 moles de HI formado), a reação no sentido direto (formação de HI ) é exotérmica e no sentido inverso endotérmica.
⇒ Se a temperatura diminuir, é favorecida a reação exotérmica, aumentando a concentração de HI(g) e diminuindo as concentrações de H2 (g) e de I2 (g) .
⇒ [Por outro lado, será desfavorecida a reação endotérmica, e, do mesmo modo, aumentará a concentração de HI (g) e diminuirão as concentrações de H2 (g) e de I2 (g) .]
- A resposta integra os tópicos de referência seguintes ou outros de conteúdo equivalente:
A) [De acordo com o princípio de Le Châtelier,] uma diminuição de temperatura favorece a reação exotérmica.
B) [Uma vez que a variação de entalpia é negativa,] a reação [direta] é uma reaçã exotérmica (ou a reação inversa é uma reação endotérmica).
C) Deste modo, se a temperatura diminuir, as concentrações (ou as quantidades) de H2 (g) e de I2 (g) diminuirão e a concentração (ou a quantidade) de HI ( g ) aumentará.
- 10ºano – Química – Domínio 2 – subdomínio 3 (Transformações químicas)
1.3. A energia de ligação em H2 (H-H) é 436,4 kJ mol-1 e a energia de ligação em HI (H-I) é 298,3 kJ mol-1.
Qual é a energia que se liberta quando se forma 1 mol de ligações I-I em I2 ?
(A) 307,5 kJ
(B) 151,0 kJ
(C) 169,4 kJ
(D) 147,3 kJ
- Opção (B)
⇒ Na reação em causa, a variação de entalpia associada à formação de 2 mol de HI (g) é – 9,2 kJ.
⇒ Este valor é o “saldo energético” da energia absorvida para partir todas as ligações covalentes nas moléculas dos reagentes e da energia libertada na formação das ligações covalentes nas moléculas dos produtos da reação, ou seja:
- – 9,2 kJ = [+ Elig (H2) x 1 mol + Elig (I2) x 1 mol] – [ Elig (HI) x 2 mol ] ⇔
⇔ – 9,2 = [ + 436,4 x 1 + Elig (I2) x 1 ] – [ 298,3 x 2 ]
⇔ Elig (I2) = 151,0 kJ mol-1
⇒ A energia que se liberta quando se forma 1 mol de ligações I − I em I2 é 151,0 kJ
- Opção (B) ……………. 5 pontos
2. Quando o iodeto de hidrogénio gasoso se dissolve em água, origina uma solução aquosa de ácido iodídrico, HI (aq ), um ácido forte.
Para determinar a concentração de uma solução de ácido iodídrico, titulou-se 25,00 cm3 de uma solução desse ácido com uma solução de hidróxido de sódio, NaOH (aq), de concentração 0,10 mol dm-3, usando um indicador apropriado.
A reação que ocorre na titulação considerada pode ser traduzida por
HI (aq) + NaOH (aq) → NaI (aq) + H2O (l)
Na tabela seguinte, estão registados os volumes de titulante gastos, em três ensaios diferentes, até à mudança de cor do indicador.
O valor mais provável do volume de titulante gasto até à mudança de cor do indicador é 40,17 cm3.
- 11ºano – Química – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)
- 11ºano – Química – A.l. – 2.1 – Titulação ácido-base
2.1. Qual é a incerteza absoluta de observação, na titulação realizada?
⇒ A incerteza absoluta numa série de leituras de uma mesma grandeza é o módulo do desvio absoluto máximo nessas leituras se for maior do que a incerteza associada à escala, ou seja:
- Incerteza absoluta = máximo {desvio absoluto máximo; incerteza associada à medição}
⇒ Como os desvios absolutos nas três medições são:
- |40,10 – 40,17| = 0,07 cm3
- |40,20 – 40,17│ = 0,03 cm3
- │40,20 – 40,17│ = 0,03 cm3
⇒ o desvio absoluto máximo é 0,07 cm3.
⇒ A incerteza associada à escala é metade da sua natureza (menor divisão da escala, 0,1 cm3 neste caso), isto é 0,05 cm3.
- Incerteza absoluta = máximo {0,07 cm3 ; 0,05 cm3}
⇒ Como 0,07 > 0,05, a incerteza absoluta da observação na titulação realizada é 0,07 cm3.
- 0,07 cm3 …………. 5 pontos
- 11ºano – Química – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)
- 11ºano – Química – A.l. – 2.1 – Titulação ácido-base
2.2. Calcule a concentração da solução de ácido iodídrico.
Comece por calcular a quantidade de NaOH adicionada até à mudança de cor do indicador.
Apresente todas as etapas de resolução.
HI (aq) + NaOH (aq) → NaI (aq) + H2O (l)
⇒ De acordo com a equação química que traduz a reação da referida titulação, o ácido e a base reagem na proporção estequiométrica de 1:1.
⇒ Como, no ponto de equivalência, a quantidade de ácido e de base estão em proporção estequiométrica, a quantidade de ácido iodídrico inicial é igual à quantidade de hidróxido de sódio adicionado até atingir o ponto de equivalência, ou seja, o ponto em que ocorre a mudança de cor do indicador, verificando-se:
- n (HI) = n (NaOH)
⇒ Assim, a quantidade de titulante (NaOH) adicionado até à mudança de cor do indicador é:
- n(NaOH) = V x c = 40,17 x 10-3 x 0,10 = 4,02 x 10-3 mol
⇒ Como a quantidade inicial de ácido é igual à quantidade de base adicionada e a concentração do ácido iodídrico é:
- Etapas de resolução:
A) Cálculo da quantidade de NaOH adicionada até à mudança de cor do indicador (n = 4,02 x 10−3 mol) …….. 5 pontos
B) Cálculo da concentração da solução de ácido iodídrico (c = 0,16 mol dm-3) …….. 5 pontos
- 11ºano – Química – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)
- 11ºano – Química – A.l. – 2.1 – Titulação ácido-base
2.3. Para preparar 200 cm3 da solução de NaOH (aq) usada como titulante, utilizou-se uma solução de NaOH (aq) de concentração 0,50 mol dm-3.
Que volume desta solução foi utilizado na preparação da solução titulante?
(A) 40 cm3
(B) 100 cm3
(C) 20 cm3
(D) 10 cm3
- Opção (A)
⇒ A quantidade de NaOH no volume de solução concentrada tem de ser idêntica à quantidade de NaOH em 200 cm3 = 0,200 dm3 de solução diluída.
- [NaOH]sol. concentrada x Vsol. concentrada = [NaOH]sol. diluída x Vsol. diluída ⇔
⇔ 0,50 x Vsol. concentrada = 0,10 x 0,200 ⇔
⇔ Vsol. concentrada = 0,040 dm3 = 40 cm3
- Opção (A) ……………. 5 pontos
- 11ºano – Química – Domínio 2 – subdomínio 3 (Soluções e equilíbrio de solubilidade)
3. O iodeto de chumbo, PbI2, é um sal pouco solúvel em água, cujo produto de solubilidade, Ks , é 9,8 x10-9 , a 25 ºC.
O equilíbrio que se estabelece entre o sal sólido e os iões resultantes da dissolução do sal em água pode ser traduzido por
PbI2 (s) ⇋ Pb2+ (aq) + 2 I– (aq)
Qual é a solubilidade do iodeto de chumbo em água, a 25 ºC?
(A) 1,3 x 10-3 mol dm-3
(B) 4,9 x 10-5 mol dm-3
(C) 2,1 x 10-3 mol dm-3
(D) 9,9 x 10-5 mol dm-3
- Opção (A) ……………. 5 pontos
GRUPO V
Considere um sistema paraquedista + paraquedas em queda vertical.
1. Na Figura, está representado o gráfico do módulo da velocidade, v, desse sistema, de massa 100 kg , em função do tempo, t, de queda, nos primeiros 60 s do movimento.
Considere que o sistema paraquedista + paraquedas pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
- 11ºano – Física – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)
1.1. No modelo da partícula material, considera-se apenas um tipo de movimento do sistema paraquedista + paraquedas.
Que tipo de movimento se considera neste modelo?
- Movimento de translação
⇒ Para que um sistema em movimento seja considerado como partícula material, todas as suas partículas têm de se deslocar com a mesma velocidade o que só se verifica quando está animado de movimento de translação.
- Movimento de translação. ………….. 5 pontos
- 11ºano – Física – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)
1.2. Em qual dos intervalos de tempo seguintes, a resultante das forças que atuaram no sistema paraquedista + paraquedas teve o sentido contrário ao do movimento do sistema?
(A) [0; 10] s
(B) [25; 35] s
(C) [36; 39] s
(D) [45; 60] s
- Opção (C)
⇒ A resultante das forças tem sentido contrário ao do movimento quando o módulo da velocidade diminui, o que se verifica no intervalo de tempo [36; 39] s (ver gráfico da Figura 4 do enunciado)
- Opção (C) ……………. 5 pontos
- 10ºano – Física – subdomínio 1 (Energia e movimentos)
1.3. Qual foi a variação da energia cinética do sistema paraquedista + paraquedas, no intervalo de tempo [35; 42] s?
(A) –1,2 x 105 J
(B) 1,2 x 105 J
(C) –8,0 x 104 J
(D) 8,0 x 104 J
- Opção (A)
⇒ Do gráfico da figura 4 do enunciado, tem-se:
- v35 = 50 ms-1
- v42 = 10 ms-1
⇒ ΔEc = (Ec42 – Ec35) = ½ m (v242 – v235) = ½ x 100 x (102 – 502) = -1,2 x 10-5 J
- Opção (A) ……………. 5 pontos
- 11ºano – Física – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)
1.4. No intervalo de tempo [45; 60] s, o sistema paraquedista + paraquedas
(A) esteve parado.
(B) moveu-se com uma aceleração de módulo 10 m s-2.
(C) percorreu 150 m.
(D) não esteve sujeito à ação de forças.
- Opção (C)
⇒ Da análise do gráfico representado na Figura 4, verifica-se que, durante o intervalo de tempo [45; 60] s , o sistema paraquedista + paraquedas desloca-se retilineamente com velocidade de módulo constante, pelo que as opções (A) e (B) são falsas, pois está em movimento com aceleração nula.
⇒ Mas sobre o sistema, durante todo o movimento, atuam a força gravítica e a força de resistência do ar.
⇒ Dado que o sistema está animado de movimento retilíneo e uniforme no intervalo de tempo [45; 60] s e recorrendo à Figura 4 do enunciado, determina-se a distância percorrida neste intervalo de tempo:
- v = 10 ms-1
- d = v x Δt = 10 x (60 – 45) = 150 m
- Opção (C) ……………. 5 pontos
- 10ºano – Física – subdomínio 1 (Energia e movimentos)
1.5. Conclua se o trabalho realizado pela força gravítica que atua no sistema paraquedista + paraquedas foi positivo, negativo ou nulo, no intervalo de tempo [20; 35] s.
Apresente num texto a fundamentação da conclusão solicitada.
⇒ A força gravítica, força conservativa, é constante com direção vertical e sentido descendente.
⇒ Durante todo o movimento, o sistema paraquedista + paraquedas está a descer.
⇒ No intervalo de tempo [20; 35] s , como durante todo o movimento, o sistema paraquedista + paraquedas está a descer, então o trabalho realizado pela força gravítica é positivo, pois o deslocamento e a força têm o mesmo sentido.
- A resposta integra os tópicos de referência seguintes ou outros de conteúdo equivalente:
A) [No intervalo de tempo considerado,] o sistema paraquedista + paraquedas está a descer, pelo que a energia potencial gravítica do sistema [paraquedista + paraquedas + Terra] diminui (ou a variação da energia potencial gravítica do sistema [paraquedista + paraquedas + Terra] é negativa).
B) Sendo o trabalho realizado pela força gravítica igual ao simétrico da variação da energia potencial gravítica do sistema [paraquedista + paraquedas + Terra], conclui-se que esse trabalho é positivo [no intervalo de tempo considerado].
ou
A) [No intervalo de tempo considerado,] o sistema paraquedista + paraquedas está a descer, pelo que a força gravítica tem o sentido do movimento (ou a força gravítica faz um ângulo de 0o com o deslocamento).
B) Consequentemente, o trabalho realizado pela força gravítica é positivo [no intervalo de tempo considerado].
- 11ºano – Física – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)
1.6. Conclua sobre a variação da intensidade da força de resistência do ar que atuou no sistema paraquedista + paraquedas, no intervalo de tempo [0;15] s.
Apresente num texto a fundamentação da conclusão solicitada, abordando os aspetos seguintes:
• identificação e caracterização, quanto ao sentido, das forças que atuaram no sistema paraquedista + paraquedas, no intervalo de tempo considerado;
• explicação, com base no gráfico da Figura 4, da variação do módulo da aceleração do sistema, no intervalo de tempo considerado, e referência à consequente variação da intensidade da resultante das forças que atuaram no sistema;
• conclusão sobre a variação da intensidade da força de resistência do ar, no intervalo de tempo considerado.
⇒ Durante o movimento de descida do sistema paraquedista + paraquedas atuam a força gravítica, de sentido descendente, e a força de resistência do ar com sentido oposto ao do movimento, o ascendente.
⇒ No intervalo de tempo [0; 15] s , o declive da reta tangente ao gráfico v = f (t) diminui ao longo do tempo, logo o módulo da aceleração do sistema também diminui, pelo que a intensidade da resultante das forças que sobre ele atuam diminui (FR = m a).
⇒ Uma vez que a força gravítica é constante e a intensidade da resultante das forças diminui, conclui-se que a intensidade da resistência do ar, no intervalo de tempo considerado, aumenta.
- A resposta integra os tópicos de referência seguintes ou outros de conteúdo equivalente:
A) No sistema paraquedista + paraquedas, atuam a força gravítica, que tem o sentido do movimento (ou tem sentido de cima para baixo), e a força de resistência do ar, que tem o sentido contrário ao do movimento (ou tem sentido de baixo para cima).
B) [O gráfico mostra que, no intervalo de tempo [0; 15] s,] o módulo da aceleração do sistema diminui, uma vez que o declive da tangente à curva v – t é cada vez menor (ou a taxa temporal de variação da velocidade é cada vez menor), pelo que a intensidade da resultante das forças que atuam no sistema diminui.
C) [ Sendo a força gravítica constante,] conclui-se que a intensidade da força de resistência do ar aumenta [no intervalo de tempo considerado].
- 11ºano – Física – Domínio 2 – subdomínio 2 (Eletromagnetismo)
2. Admita que o paraquedista dispunha de um sistema de comunicação que incluía um microfone de indução.
Neste tipo de microfones, é induzida uma força eletromotriz nos terminais de uma bobina que oscila imersa num campo magnético.
O módulo da força eletromotriz induzida nos terminais da bobina
(A) não depende da intensidade do campo magnético em que a bobina está imersa.
(B) não depende da área de cada espira da bobina.
(C) será tanto maior quanto menor for o fluxo magnético através da bobina.
(D) será tanto maior quanto maior for o número de espiras da bobina.
- Opção (D)
⇒ O módulo da força eletromotriz induzida média nos terminais de ima bobina, |ε|, é igual ao módulo da variação temporal do fluxo do campo magnético, que atravessa as espiras da bobina
⇒ O fluxo do campo magnético, Φ, que atravessa cada uma das espiras é dado pela expressão
- Φ = BA cos θ
◊ em que B é a intensidade do campo magnético
◊ A é área de uma superfície plana delimitada pela espira
◊ θ o ângulo entre o campo magnético, B, e a direção perpendicular à superfície.
⇒ Se A designar a área da secção da bobina e o campo magnético tiver a direção do eixo da bobina, então θ = 0º ⇒ cos θ = 1.
⇒ Através de N espiras, o fluxo magnético será
- Φ = NBA cos θ
de onde se conclui que o módulo de ε será tanto maior, quanto maior for o número de espiras da bobina.
- Opção (D) ……………. 5 pontos
GRUPO VI
Considere uma corda muito comprida, esticada na horizontal e com uma extremidade fixa. A outra extremidade é posta a oscilar na vertical.
Na Figura 5, estão representados uma porção da corda, num instante t , e dois pontos da corda, P e Q.
Admita que o sinal produzido se propaga no sentido positivo do eixo dos xx, com velocidade de módulo 3,0 m s-1.
- 11ºano – Física – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)
1. No movimento oscilatório considerado,
(A) os pontos P e Q movem-se no sentido positivo do eixo dos xx.
(B) os pontos P e Q percorrem distâncias diferentes numa oscilação completa.
(C) a amplitude da oscilação dos pontos P e Q é 4,0 cm.
(D) os pontos P e Q oscilam com frequências angulares iguais.
- Opção (D)
⇒ Como qualquer ponto da corda, os pontos P e Q oscilam segundo o eixo dos yy (positivo e negativo), percorrendo distâncias iguais numa oscilação completa (8,0 cm).
⇒ A amplitude (distância entre a posição de equilíbrio, 0 cm, e o módulo da elongação máxima) é 2,0 cm.
⇒ Dado que se trata de uma onda harmónica, o período e a frequência angular da oscilação são constantes.
- Opção (D) ……………. 5 pontos
- 11ºano – Física – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)
2. Qual das seguintes figuras pode representar a mesma porção da corda um quarto de período depois do instante t ?
- Opção (A) ……………. 5 pontos
- 11ºano – Física – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)
3. Determine o tempo que um ponto da corda demora a executar 5,0 oscilações completas.
Apresente todas as etapas de resolução.
- v = 3,0 m s−1
- número de oscilações = 5,0
- Δt = ?
⇒ Da Figura 5 do enunciado, verifica-se que:
- 1,75 λ = 1,0 ⇔ λ = 0,571 m
⇒ As 5 oscilações completas correspondem à propagação do sinal equivalente a 5 comprimentos de onda.
- Δx = 5 λ = 5 x 0,571 = 2,86 m
⇒ Para determinar o tempo correspondente às 5,0 oscilações, recorre-se à expressão:
- Δx = v Δt ⇔ 2,86 = 3,0 x Δt ⇔ Δt = 0,95 s
⇒ Um ponto da corda executa 5,0 oscilações completas em 0,95 s.
- Etapas de resolução:
A) Determinação do comprimento de onda do sinal (λ = 0,571 m)
ou
- Determinação do tempo que um ponto da corda demora a executar 1,75 oscilações (t = 0,333 s) …….. 5 pontos
B) Cálculo do tempo que um ponto da corda demora a executar 5,0 oscilações completas (t = 0,95 s) …….. 5 pontos
FIM