2017 – Época Especial – Prova Escrita de Física e Química A

  • Prova Escrita de Física e Química A – versão 1
  • Prova 715: Época especial – 2017

GRUPO I

As moedas de 10 cêntimos de euro são compostas por ouro nórdico, uma liga metálica constituída por cobre (Cu), alumínio (Al), zinco (Zn) e estanho (Sn).

  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 3 (Tabela periódica)

1. O cobre e o zinco são elementos ___ , que se situam no mesmo ____ da tabela periódica.

(A) de transição … período

(B) de transição … grupo

(C) representativos … período

(D) representativos … grupo

Resolução
  • Opção (A)

 Na Tabela Periódica dos Elementos (TP), observa-se que o cobre (29Cu) e o zinco (30Zn) são os primeiros elementos dos grupos 11 e 12, respetivamente.

 Pertencem ao bloco d, pelo que são elementos de transição, e se situam no mesmo período (4.⁰) da TP.

Critérios
  • Opção (A)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 1 (Massa e tamanho dos átomos)

2. Um dos isótopos naturais do cobre é o cobre-63.

Quantos neutrões existem no núcleo de um átomo deste isótopo do cobre?

(A) 29 neutrões.

(B) 34 neutrões.

(C) 63 neutrões.

(D) 92 neutrões.

Resolução
  • Opção (B)

 O nome do isótopo (cobre-63) indica o número de massa, A = 63; assim, o número de nucleões (protões e neutrões) dos átomos do 6329Cu é 63.

⇒  Como o número atómico do cobre (29Cu) é Z = 29, o número de protões é igual a 29.

⇒  Conclui-se que o número de neutrões no núcleo dos átomos do referido isótopo é:

  •  A Z = 63 – 29 = 34
Critérios
  • Opção (B)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Energia dos eletrões nos átomos)

3. O ião Al3+ tem ____ eletrões, distribuídos por _____ orbitais.

(A) dez … três

(B) dez … cinco

(C) dezasseis … cinco

(D) dezasseis … nove

Resolução
  • Opção (B)

⇒  Da Tabela Periódica dos Elementos (TP), constata-se que o número atómico do alumínio ( 13Al ) é 13.

⇒ O número de eletrões dos átomos de alumínio ( 13Al) é igual ao número de protões (ou número atómico).

⇒ O catião Al3+ tem menos três eletrões do que o átomo respetivo, ou seja, 13 – 3 = 10, sendo, portanto, isoeletrónico do néon (10Ne):

  • 13Al3+ ⇒ 1s2 2s2 2px2 2py2 2pz2 

⇒ De acordo com a configuração eletrónica do catião Al3+, no estado fundamental, verifica-se que os dez eletrões se distribuirão por dois níveis de energia, preenchendo a orbital 1s do primeiro nível e as quatro orbitais (a 2s e as três 2p) do segundo nível.

  • Assim, que o catião  Al3+ tem dez eletrões distribuídos por cinco orbitais
Critérios
  • Opção (B)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 1 (Massa e tamanho dos átomos)

4. As moedas de 10 cêntimos de euro têm uma massa de 4,10 g. No ouro nórdico, a percentagem, em massa, de cobre é 89%.

Determine o número de átomos de cobre numa moeda de 10 cêntimos de euro.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

⇒  A massa de cobre, Cu, existente numa moeda de 10 cêntimos de euro é 89% da massa total:

  • mCu = 0,89 x 4,10 g = 3,65 g

⇒  Como 1 mole de cobre tem massa 63,55 g ( o cobre, situado no grupo 11 e no 4º Período da TP, tem uma massa atómica relativa de 63,55), a quantidade de cobre existente em 3,65 g é:

  • nCu = m/M = 3,65/63,55 = 0,0574 mol

⇒  O número de átomos de cobre presentes na moeda é:

  • NCu = n x NA = 0,0574 x 6,02 x 1023 = 3,5 x 1022 átomos
Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Cálculo da massa de cobre na moeda (m = 3,65 g) …….. 5 pontos

B) Cálculo do número de átomos de cobre na moeda (N = 3,5 x 1022 ) …….. 5 pontos

GRUPO II

A Figura 1 representa parte de uma montagem utilizada na determinação experimental da capacidade térmica mássica do cobre. Nessa montagem, o sensor de temperatura estava ligado a um sistema de aquisição de dados, e a resistência de aquecimento estava inserida num circuito elétrico.

 
  • 10ºanoFísica – subdomínio 2 (Energia e fenómenos elétricos)

1. Com o objetivo de determinar indiretamente a potência fornecida pela resistência de aquecimento ao bloco de cobre, introduziram-se, no circuito elétrico, dois aparelhos de medida (multímetros).

Indique o nome das duas grandezas elétricas que, na experiência realizada, foram medidas com os multímetros.

Resolução

⇒  Um multímetro é um aparelho que pode ser utilizado como voltímetro – mede a diferença de potencial (U) entre os terminais do condutor –, como amperímetro – mede a corrente elétrica (I) que percorre o condutor –, ou como ohmímetro – mede a resistência (R) do condutor. 

⇒  Pela Lei de Joule, vem: 

  • (1)  P = R I2 

⇒ Mas da Lei de Ohm têm-se: 

  • (2) R = U/I ⇒ P = UI

ou

  • (3) I = U/R ⇒ P = U2/R

⇒ Assim, e consoante a expressão a utilizar, os alunos deveriam medir: 

– A resistência elétrica e a corrente elétrica (1). 

– A diferença de potencial e a corrente elétrica (2) 

– A diferença de potencial e a resistência elétrica (3). 

Critérios
  • Diferença de potencial [elétrico] e corrente elétrica. …………. 5 pontos

ou

  • Diferença de potencial [elétrico] e resistência [elétrica].

ou

  • Corrente elétrica e resistência [elétrica].

Nota – A referência a «Intensidade da corrente elétrica» não implica qualquer desvalorização.

2. Na experiência realizada, utilizou-se um bloco calorimétrico de cobre de massa 1,264 kg. Além das grandezas elétricas, mediu-se a temperatura do bloco, ao longo do processo de aquecimento.

Com os valores obtidos, foi possível traçar o gráfico da temperatura, t, do bloco de cobre em função da energia, E, que lhe foi fornecida, cujo esboço se representa na Figura 2.

Determinou-se, seguidamente, a equação da reta que melhor se ajustava ao conjunto de pontos desse gráfico:

t = 1,91 x10−3 E + 22,1

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)
  • 10ºanoFísica – A.l. – 3.2 – Capacidade térmica mássica

2.1. Qual era a temperatura do bloco de cobre antes de se  iniciar o processo de aquecimento?

Resolução
  • Antes de se iniciar o aquecimento, a temperatura do bloco era t = 22,1 ºC

A equação da reta representada no gráfico, t = 1,91 x 10-3 E + 22,1 , mostra como varia temperatura, t, do bloco em função da energia, E, que lhe é fornecida.

Antes de se iniciar o aquecimento, a energia fornecida é E = 0 e, portanto, t = 22,1 ºC.

Critérios
  • 22,1 ºC …………. 5 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)
  • 10ºanoFísica – A.l. – 3.2 – Capacidade térmica mássica

2.2. Determine o erro percentual (erro relativo, em percentagem) da capacidade térmica mássica do cobre obtida nesta experiência, tomando como referência o valor tabelado 385 J kg-1 ºC-1.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
  • m = 1,264 kg;
  • ctabelado = 385 J kg-1 ºC-1 
  • Epercentual = ?
Para determinar o Epercentual, tem de se determinar o cexperimental, recorrendo à expressão: O erro percentual da capacidade térmica mássica do cobre obtida experimentalmente é cerca de 7,5%. 
Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Determinação da capacidade térmica mássica do cobre obtida na experiência (c = 414 J kg-1 ºC-1) …….. 5 pontos

B) Determinação do erro percentual da capacidade térmica mássica do cobre obtida na experiência (7,5%) …….. 5 pontos

GRUPO III

O metano, CH4 , é o principal constituinte do gás natural.

1. A combustão completa do metano pode ser traduzida por

CH4 (g) + 2 O2 (g) ⇋  CO2 (g) + 2 H2O (l)

Nesta reação, a variação de entalpia associada à combustão de 1 mol de CH4 (g) é −890 kJ.

Considere que a energia libertada nesta reação é usada num processo de aquecimento de água e que o rendimento desse processo é 100%.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

1.1. O que significa um rendimento do processo de aquecimento de 100%?

Resolução

Quando o rendimento de um processo de aquecimento é 100% toda a energia fornecida a esse processo (neste caso pela combustão do metano) é utilizada como calor para aquecer um sistema (neste caso uma certa quantidade água).

Critérios
  • [Significa que] toda a energia libertada na combustão [do metano] é utilizada no aquecimento [da água]. …………. 5 pontos

ou

⇒ [Significa que] não há energia dissipada no processo de aquecimento [da água].

ou

equivalente.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

1.2. Calcule o volume de metano, medido nas condições normais de pressão e de temperatura (PTN), que tem de reagir completamente para aumentar em 18 ºC a temperatura de uma amostra pura de 5,0 kg de água.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
  • Vm (PTN) = 22,4 dm3 mol−1  

⇒ Como Eaquecimento = mágua cágua ΔTágua, a energia necessária para aumentar em os 5,0 kg de água será:

  • Eaquecimento = 5,0 x 4,18 x 103 x 18 = 3,76 x 105 J

⇒ Sendo – 890 kJ a variação de entalpia associada à combustão de 1 mol de metano, a quantidade de metano que tem de reagir completamente será: 

O volume de metano, nas condições PTN, que tem de reagir completamente é 9,5 dm3. 
Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Cálculo da energia que é necessária para aumentar em 18 ºC a temperatura da amostra de água (E = 3,76 x 105 J) …….. 5 pontos

B) Cálculo da quantidade de metano que tem de reagir (n = 0,422 mol) …….. 2 pontos

C) Cálculo do volume de metano, medido nas condições normais de pressão e de temperatura (V = 9,5 dm3) …….. 3 pontos

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Reações de oxidação redução)

1.3. A variação do número de oxidação do carbono, na reação considerada, é

(A) + 4

(B) – 4

(C) + 8

(D) – 8

Resolução
  • Opção (C)

No metano o número de oxidação do carbono é -4, pois o do hidrogénio é +1, e há quatro átomos de  hidrogénio ligados a um átomo de carbono em cada molécula.

No dióxido de carbono, CO2, o número de oxidação do carbono é +4, pois o do oxigénio é -2, e há dois átomos de oxigénio ligados a um átomo de carbono em cada molécula de CO2.

Na reação considerada, o número de oxidação do carbono passou de -4 a +4, variando por +8.

Critérios
  • Opção (C)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)

2. Numa molécula de metano, há no total, ___ eletrões de valência, ___ eletrões de valência não ligantes.

(A) oito … existindo

(B) oito … não existindo

(C) quatro … existindo

(D) quatro … não existindo

Resolução
  • Opção (B)

A molécula de metano tem um átomo de carbono (grupo 14) com quatro eletrões de valência e quatro átomos de hidrogénio (grupo 1) cada um com um eletrão de valência.

  •  4 + 4 = 8 eletrões de valência. 

Nessa molécula há, assim, quatro ligações covalentes simples C–H (figura ao lado), isto é, a distribuição dos oito eletrões de valência mostra que, neste caso, todos são ligantes. 

  • Na molécula de metano, há no total oito eletrões de valência não existindo eletrões de valência não ligantes. 
Critérios
  • Opção (B)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)

3. Qual é a geometria da molécula de metano?

Resolução
  • Geometria tetraédrica. 

Na molécula de metano, há no total oito eletrões de valência, formando quatro ligações covalentes simples C–H.

De acordo com a teoria de repulsão dos pares eletrónicos de valência, a disposição espacial dos átomos em torno de um átomo central é a que conduz à máxima estabilidade da molécula.

  •  O máximo afastamento possível dos quatro pares eletrónicos na molécula de metano corresponde a uma distribuição segundo uma geometria tetraédrica. 
Critérios
  • [Geometria] tetraédrica …………. 5 pontos

GRUPO IV

1. O iodo, I2 (g), reage com o hidrogénio, H2 (g), em fase gasosa, formando-se iodeto de hidrogénio, HI (g).

A reação pode ser traduzida por

I2 ( g ) + H2 ( g ) ⇋ 2 HI ( g )

Nesta reação, a variação de entalpia associada à formação de 2 mol de HI ( g ) é -9,2 kJ.
  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)

1.1. Considere que, à temperatura T, se introduziu, num reator com a capacidade de 1,00 L , uma mistura de H2 (g) e de I2 (g), em diferentes concentrações, não existindo inicialmente HI (g) no reator.

O gráfico da Figura 3 mostra a evolução, ao longo do tempo, t , das concentrações, c, dos reagentes.

Determine a constante de equilíbrio, Kc, da reação considerada, à temperatura T.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

No início da reação, as concentrações de iodo, I2, e de hidrogénio, H2, são respetivamente, 0,240 mol dm-3 e 0,360 mol dm-3.

Quando o equilíbrio é atingido as concentrações destas duas espécies são mais baixas: 0,024 mol dm-3 e de I2 e 0,144 mol dm-3 de H2.

A estequiometria desta reação indica que o iodo molecular e o hidrogénio molecular reagem na proporção de 1 para 1 e isso é o que acontece neste exemplo: por cada dm3 da mistura, a diferença das quantidades de I2 entre o início e o final da reação é (0,240 – 0,024) mol = 0,216 mol, o valor idêntico à diferença das quantidades de H2 entre o início e o final da reação (0,360 – 0,144) mol = 0,216 mol.

Conclui-se que, por cada dm3 da mistura, a quantidade de H2 e de I2 que reage é 0,216 mol.

Como por cada mole de H2 que reage se formam 2 mol de HI, a concentração de HI na solução em equilíbrio é 2 x 0,216 mol/ 1 dm3 = 0,432 mol dm-3.

  •  A constante de equilíbrio desta reação é:
Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Determinação, por leitura do gráfico, das concentrações de equilíbrio de H2 (g) e de I2 (g) ([H2] = 0,144 mol dm-3; [ I2 ] = 0,024 mol dm-3) …….. 3 pontos

B) Determinação da quantidade de H2 (g) ou de I2 (g) que reage (n = 0,216 mol) …….. 4 pontos

C) Determinação da quantidade de HI (g) que se terá formado (n = 0,432 mol) …….. 4 pontos

D) Determinação da constante de equilíbrio da reação (Kc = 54) …….. 4 pontos

  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)

1.2. Conclua como variará a composição do sistema se a temperatura diminuir, a volume constante.

Apresente num texto a fundamentação da conclusão solicitada.

Resolução

De acordo com o Princípio de Le Châtelier, um aumento de temperatura favorece uma reação endotérmica e uma diminuição de temperatura favorece uma reação exotérmica (a volume constante).

Como, neste caso, a variação de entalpia associada à reação é negativa (– 9,2 kJ por 2 moles de HI formado), a reação no sentido direto (formação de HI ) é exotérmica e no sentido inverso   endotérmica.

Se a temperatura diminuir, é favorecida a reação exotérmica, aumentando a concentração de HI(g) e diminuindo as concentrações de H2 (g) e de I2 (g) .

[Por outro lado, será desfavorecida a reação endotérmica, e, do mesmo modo, aumentará a concentração de HI (g) e diminuirão as concentrações de H2 (g) e de I2 (g) .]

Critérios
  • A resposta integra os tópicos de referência seguintes ou outros de conteúdo equivalente:

A) [De acordo com o princípio de Le Châtelier,] uma diminuição de temperatura favorece a reação exotérmica.

B) [Uma vez que a variação de entalpia é negativa,] a reação [direta] é uma reaçã exotérmica (ou a reação inversa é uma reação endotérmica).

C) Deste modo, se a temperatura diminuir, as concentrações (ou as quantidades) de H2 (g) e de I2 (g) diminuirão e a concentração (ou a quantidade) de HI ( g ) aumentará.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 3 (Transformações químicas)

1.3. A energia de ligação em H2 (H-H) é 436,4 kJ mol-1 e a energia de ligação em HI (H-I) é 298,3 kJ mol-1.

Qual é a energia que se liberta quando se forma 1 mol de ligações I-I em I2 ?

(A) 307,5 kJ

(B) 151,0 kJ

(C) 169,4 kJ

(D) 147,3 kJ

Resolução
  • Opção (B)

⇒ Na reação em causa, a variação de entalpia associada à formação de 2 mol de HI (g) é – 9,2 kJ.

Este valor é o “saldo energético” da energia absorvida para partir todas as ligações covalentes nas moléculas dos reagentes e da energia libertada na formação das ligações covalentes nas moléculas dos produtos da reação, ou seja:

  • 9,2 kJ = [+ Elig (H2) x 1 mol + Elig (I2) x 1 mol] – [ Elig (HI) x 2 mol ] ⇔

⇔ – 9,2 = [ + 436,4 x 1 + Elig (I2) x 1 ] – [ 298,3 x 2 ]

⇔  Elig (I2) = 151,0 kJ mol-1

A energia que se liberta quando se forma 1 mol de ligações I − I em I2 é 151,0 kJ

Critérios
  • Opção (B)  ……………. 5 pontos

2. Quando o iodeto de hidrogénio gasoso se dissolve em água, origina uma solução aquosa de ácido iodídrico, HI (aq ), um ácido forte.

Para determinar a concentração de uma solução de ácido iodídrico, titulou-se 25,00 cm3 de uma solução desse ácido com uma solução de hidróxido de sódio, NaOH (aq), de concentração 0,10 mol dm-3, usando um indicador apropriado.

A reação que ocorre na titulação considerada pode ser traduzida por

HI (aq) + NaOH (aq) → NaI (aq) + H2O (l)

Na tabela seguinte, estão registados os volumes de titulante gastos, em três ensaios diferentes, até à mudança de cor do indicador.

O valor mais provável do volume de titulante gasto até à mudança de cor do indicador é 40,17 cm3.

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)
  • 11ºanoQuímica – A.l. – 2.1 – Titulação ácido-base

2.1. Qual é a incerteza absoluta de observação, na titulação realizada?

Resolução

A incerteza absoluta numa série de leituras de uma mesma grandeza é o módulo do desvio absoluto máximo nessas leituras se for maior do que a incerteza associada à escala, ou seja: 

  • Incerteza absoluta = máximo {desvio absoluto máximo; incerteza associada à medição} 

Como os desvios absolutos nas três medições são: 

  • |40,10 – 40,17| = 0,07 cm3
  • |40,20 – 40,17│ = 0,03 cm3
  • │40,20 – 40,17│ = 0,03 cm3

o desvio absoluto máximo é 0,07 cm3. 

A incerteza associada à escala é metade da sua natureza (menor divisão da escala, 0,1 cm3 neste caso), isto é 0,05 cm3. 

  • Incerteza absoluta = máximo {0,07 cm3 ; 0,05 cm3} 

Como 0,07 > 0,05, a incerteza absoluta da observação na titulação realizada é 0,07 cm3. 

Critérios
  • 0,07 cm3 …………. 5 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)
  • 11ºanoQuímica – A.l. – 2.1 – Titulação ácido-base

2.2. Calcule a concentração da solução de ácido iodídrico.

Comece por calcular a quantidade de NaOH adicionada até à mudança de cor do indicador.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

HI (aq) + NaOH (aq) → NaI (aq) + H2O (l)

De acordo com a equação química que traduz a reação da referida titulação, o ácido e a base reagem na proporção estequiométrica de 1:1.

Como, no ponto de equivalência, a quantidade de ácido e de base estão em proporção estequiométrica, a quantidade de ácido iodídrico inicial é igual à quantidade de hidróxido de sódio adicionado até atingir o ponto de equivalência, ou seja, o ponto em que ocorre a mudança de cor do indicador, verificando-se: 

  • n (HI) = n (NaOH)

Assim, a quantidade de titulante (NaOH) adicionado até à mudança de cor do indicador é: 

  • n(NaOH) = V x c = 40,17 x 10-3 x 0,10 = 4,02 x 10-3 mol

⇒ Como a quantidade inicial de ácido é igual à quantidade de base adicionada e  a concentração do ácido iodídrico é:

Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Cálculo da quantidade de NaOH adicionada até à mudança de cor do indicador (n = 4,02 x 10−3 mol) …….. 5 pontos

B) Cálculo da concentração da solução de ácido iodídrico (c = 0,16 mol dm-3) …….. 5 pontos

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)
  • 11ºanoQuímica – A.l. – 2.1 – Titulação ácido-base

2.3. Para preparar 200 cm3 da solução de NaOH (aq) usada como titulante, utilizou-se uma solução de NaOH (aq) de concentração 0,50 mol dm-3.

Que volume desta solução foi utilizado na preparação da solução titulante?

(A) 40 cm3

(B) 100 cm3

(C) 20 cm3

(D) 10 cm3

Resolução
  • Opção (A)

A quantidade de NaOH no volume de solução concentrada tem de ser idêntica à quantidade de NaOH  em 200 cm3 = 0,200 dm3 de solução diluída.

  • [NaOH]sol. concentrada x Vsol. concentrada = [NaOH]sol. diluída x Vsol. diluída

⇔ 0,50 x Vsol. concentrada = 0,10 x 0,200 ⇔

⇔  Vsol. concentrada = 0,040 dm3 = 40 cm3

Critérios
  • Opção (A)  ……………. 5 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 3 (Soluções e equilíbrio de solubilidade)

3. O iodeto de chumbo, PbI2, é um sal pouco solúvel em água, cujo produto de solubilidade, Ks , é 9,8 x10-9 , a 25 ºC.

O equilíbrio que se estabelece entre o sal sólido e os iões resultantes da dissolução do sal em água pode ser traduzido por

PbI2 (s)  ⇋ Pb2+ (aq) + 2 I (aq)

Qual é a solubilidade do iodeto de chumbo em água, a 25 ºC?

(A) 1,3 x 10-3 mol dm-3

(B) 4,9 x 10-5 mol dm-3

(C) 2,1 x 10-3 mol dm-3

(D) 9,9 x 10-5 mol dm-3

Resolução
  • Opção (A)

O produto de solubilidade do iodeto de chumbo é dado por:

  • Ks = [Pb2+]e [I]e2 = s x (2s)2 = 4s3

onde s é a solubilidade do iodeto  de chumbo.

Critérios
  • Opção (A)  ……………. 5 pontos

GRUPO V

Considere um sistema paraquedista + paraquedas em queda vertical.

1. Na Figura, está representado o gráfico do módulo da velocidade, v, desse sistema, de massa 100 kg , em função do tempo, t, de queda, nos primeiros 60 s do movimento.

Considere que o sistema paraquedista + paraquedas pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

1.1. No modelo da partícula material, considera-se apenas um tipo de movimento do sistema paraquedista + paraquedas.

Que tipo de movimento se considera neste modelo?

Resolução
  • Movimento de translação

⇒ Para que um sistema em movimento seja considerado como partícula material, todas as suas partículas têm de se deslocar com a mesma velocidade o que só se verifica quando está animado de movimento de translação. 

Critérios
  • Movimento de translação. ………….. 5 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

1.2. Em qual dos intervalos de tempo seguintes, a resultante das forças que atuaram no sistema paraquedista + paraquedas teve o sentido contrário ao do movimento do sistema?

(A) [0; 10] s

(B) [25; 35] s

(C) [36; 39] s

(D) [45; 60] s

Resolução
  • Opção (C)

⇒ A resultante das forças tem sentido contrário ao do movimento quando o módulo da velocidade diminui, o que se verifica no intervalo de tempo [36; 39] s (ver gráfico da Figura 4 do enunciado)

Critérios
  • Opção (C)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

1.3. Qual foi a variação da energia cinética do sistema paraquedista + paraquedas, no intervalo de tempo [35; 42] s?

(A) –1,2 x 105 J

(B) 1,2 x 105 J

(C) –8,0 x 104 J

(D) 8,0 x 104 J

Resolução
  • Opção (A)

⇒  Do gráfico da figura 4 do enunciado, tem-se:

  • v35 = 50 ms-1
  • v42 = 10 ms-1

⇒  ΔEc = (Ec42 – Ec35) = ½ m (v242 – v235) = ½ x 100 x (102 – 502) = -1,2 x 10-5 J

Critérios
  • Opção (A)  ……………. 5 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

1.4. No intervalo de tempo [45; 60] s, o sistema paraquedista + paraquedas

(A) esteve parado.

(B) moveu-se com uma aceleração de módulo 10 m s-2.

(C) percorreu 150 m.

(D) não esteve sujeito à ação de forças.

Resolução
  • Opção (C)

 Da análise do gráfico representado na Figura 4, verifica-se que, durante o intervalo de tempo [45; 60] s , o sistema paraquedista + paraquedas desloca-se retilineamente com velocidade de módulo constante, pelo que as opções (A) e (B) são falsas, pois está em movimento com aceleração nula.

 Mas sobre o sistema, durante todo o movimento, atuam a força gravítica e a força de resistência do ar.

 Dado que o sistema está animado de movimento retilíneo e uniforme no intervalo de tempo [45; 60] s e recorrendo à Figura 4 do enunciado, determina-se a distância percorrida neste intervalo de tempo:

  • v = 10 ms-1
  • d = v x Δt = 10 x (60 – 45) = 150 m
Critérios
  • Opção (C)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

1.5. Conclua se o trabalho realizado pela força gravítica que atua no sistema paraquedista + paraquedas foi positivo, negativo ou nulo, no intervalo de tempo [20; 35] s.

Apresente num texto a fundamentação da conclusão solicitada.

Resolução

⇒  A força gravítica, força conservativa, é constante com direção vertical e sentido descendente.

⇒  Durante todo o movimento, o sistema paraquedista + paraquedas está a descer.

 No intervalo de tempo [20; 35] s , como durante todo o movimento, o sistema paraquedista + paraquedas está a descer, então o trabalho realizado pela força gravítica é positivo, pois o deslocamento e a força têm o mesmo sentido.

Critérios
  • A resposta integra os tópicos de referência seguintes ou outros de conteúdo equivalente:

A) [No intervalo de tempo considerado,] o sistema paraquedista + paraquedas está a descer, pelo que a energia potencial gravítica do sistema [paraquedista + paraquedas + Terra] diminui (ou a variação da energia potencial gravítica do sistema [paraquedista + paraquedas + Terra] é negativa).

B) Sendo o trabalho realizado pela força gravítica igual ao simétrico da variação da energia potencial gravítica do sistema [paraquedista + paraquedas + Terra], conclui-se que esse trabalho é positivo [no intervalo de tempo considerado].

ou

A) [No intervalo de tempo considerado,] o sistema paraquedista + paraquedas está a descer, pelo que a força gravítica tem o sentido do movimento (ou a força gravítica faz um ângulo de 0o com o deslocamento).

B) Consequentemente, o trabalho realizado pela força gravítica é positivo [no intervalo de tempo considerado].

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

1.6. Conclua sobre a variação da intensidade da força de resistência do ar que atuou no sistema paraquedista + paraquedas, no intervalo de tempo [0;15] s.

Apresente num texto a fundamentação da conclusão solicitada, abordando os aspetos seguintes:

• identificação e caracterização, quanto ao sentido, das forças que atuaram no sistema paraquedista + paraquedas, no intervalo de tempo considerado;

• explicação, com base no gráfico da Figura 4, da variação do módulo da aceleração do sistema, no intervalo de tempo considerado, e referência à consequente variação da intensidade da resultante das forças que atuaram no sistema;

• conclusão sobre a variação da intensidade da força de resistência do ar, no intervalo de tempo considerado.

Resolução

 Durante o movimento de descida do sistema paraquedista + paraquedas atuam a força gravítica, de sentido descendente, e a força de resistência do ar com sentido oposto ao do movimento, o ascendente. 

⇒  No intervalo de tempo [0; 15] s , o declive da reta tangente ao gráfico v = f (t) diminui ao longo do tempo, logo o módulo da aceleração do sistema também diminui, pelo que a intensidade da resultante das forças que sobre ele atuam diminui (FR = m a).

⇒  Uma vez que a força gravítica é constante e a intensidade da resultante das forças diminui, conclui-se que a intensidade da resistência do ar, no intervalo de tempo considerado, aumenta. 

Critérios
  • A resposta integra os tópicos de referência seguintes ou outros de conteúdo equivalente:

A) No sistema paraquedista + paraquedas, atuam a força gravítica, que tem o sentido do movimento (ou tem sentido de cima para baixo), e a força de resistência do ar, que tem o sentido contrário ao do movimento (ou tem sentido de baixo para cima).

B) [O gráfico mostra que, no intervalo de tempo [0; 15] s,] o módulo da aceleração do sistema diminui, uma vez que o declive da tangente à curva v – t é cada vez menor (ou a taxa temporal de variação da velocidade é cada vez menor), pelo que a intensidade da resultante das forças que atuam no sistema diminui.

C) [ Sendo a força gravítica constante,] conclui-se que a intensidade da força de resistência do ar aumenta [no intervalo de tempo considerado].

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 2 (Eletromagnetismo)

2. Admita que o paraquedista dispunha de um sistema de comunicação que incluía um microfone de indução.

Neste tipo de microfones, é induzida uma força eletromotriz nos terminais de uma bobina que oscila imersa num campo magnético.

O módulo da força eletromotriz induzida nos terminais da bobina

(A) não depende da intensidade do campo magnético em que a bobina está imersa.

(B) não depende da área de cada espira da bobina.

(C) será tanto maior quanto menor for o fluxo magnético através da bobina.

(D) será tanto maior quanto maior for o número de espiras da bobina.

Resolução
  • Opção (D)

⇒  O módulo da força eletromotriz induzida média nos terminais de ima bobina, |ε|, é igual ao módulo da variação temporal do fluxo do campo magnético, que atravessa as espiras da bobina

 O fluxo do campo magnético, Φ, que atravessa cada uma das espiras é dado pela expressão

  • Φ = BA cos θ

em que B é a intensidade do campo magnético

A é área de uma superfície plana delimitada pela espira

 θ o ângulo entre o campo magnético, B, e a direção perpendicular à superfície.

 Se A designar a área da secção da bobina e o campo magnético tiver a direção do eixo da bobina, então θ = 0º ⇒ cos θ = 1.

⇒  Através de N espiras, o fluxo magnético será

  • Φ = NBA cos θ

de onde se conclui que o módulo de ε será tanto maior, quanto maior for o número de espiras da bobina.

Critérios
  • Opção (D)  ……………. 5 pontos

GRUPO VI

Considere uma corda muito comprida, esticada na horizontal e com uma extremidade fixa. A outra extremidade é posta a oscilar na vertical.

Na Figura 5, estão representados uma porção da corda, num instante t , e dois pontos da corda, P e Q.

Admita que o sinal produzido se propaga no sentido positivo do eixo dos xx, com velocidade de módulo 3,0 m s-1.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)

1. No movimento oscilatório considerado,

(A) os pontos P e Q movem-se no sentido positivo do eixo dos xx.

(B) os pontos P e Q percorrem distâncias diferentes numa oscilação completa.

(C) a amplitude da oscilação dos pontos P e Q é 4,0 cm.

(D) os pontos P e Q oscilam com frequências angulares iguais.

Resolução
  • Opção (D)

⇒  Como qualquer ponto da corda, os pontos P e Q oscilam segundo o eixo dos yy (positivo e negativo), percorrendo distâncias iguais numa oscilação completa (8,0 cm).

⇒  A amplitude (distância entre a posição de equilíbrio, 0 cm, e o módulo da elongação máxima) é 2,0 cm. 

 Dado que se trata de uma onda harmónica, o período e a frequência angular da oscilação são constantes.

Critérios
  • Opção (D)  ……………. 5 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)

2. Qual das seguintes figuras pode representar a mesma porção da corda um quarto de período depois do instante t ?

Resolução
  • Opção (A)

⇒  Durante um quarto de período, o sinal propaga-se uma distância correspondente a um quarto do comprimento de onda. 

⇒  A figura que pode representar a mesma porção da corda no instante considerado é a da opção (A). 

Critérios
  • Opção (A)  ……………. 5 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)

3. Determine o tempo que um ponto da corda demora a executar 5,0 oscilações completas.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
  • v = 3,0 m s−1  
  • número de oscilações = 5,0 
  • Δt = ?

 Da Figura 5 do enunciado, verifica-se que: 

  • 1,75 λ = 1,0 ⇔ λ = 0,571 m

⇒  As 5 oscilações completas correspondem à propagação do sinal equivalente a 5 comprimentos de onda.

  • Δx = 5 λ = 5 x 0,571 = 2,86 m

 Para determinar o tempo correspondente às 5,0 oscilações, recorre-se à expressão: 

  • Δx = v Δt ⇔ 2,86 = 3,0 x Δt ⇔ Δt = 0,95 s

 Um ponto da corda executa 5,0 oscilações completas em 0,95 s. 

Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Determinação do comprimento de onda do sinal (λ = 0,571 m)

ou

  • Determinação do tempo que um ponto da corda demora a executar 1,75 oscilações (t = 0,333 s) …….. 5 pontos

B) Cálculo do tempo que um ponto da corda demora a executar 5,0 oscilações completas (t = 0,95 s) …….. 5 pontos

FIM

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