2016 – Época Especial – Prova Escrita de Física e Química A

  • Prova Escrita de Física e Química A – versão 1
  • Prova 715: Época especial – 2016

GRUPO I

A Figura 1 representa esquematicamente, vista de cima, a montagem utilizada por um grupo de alunos, numa atividade laboratorial sobre movimento circular uniforme. Nessa montagem, um carrinho (1), colocado sobre uma plataforma giratória (2), está preso por um fio (3) a um sensor de força (não representado na figura). Por ação de um motor, essa plataforma gira num plano horizontal, com velocidade angular constante. O motor pode ser regulado de modo a permitir alterar, de ensaio para ensaio, o módulo da velocidade angular da plataforma.

Quando a plataforma gira, o carrinho descreve um movimento circular uniforme em torno do eixo da plataforma.

 

1*. Além da montagem acima descrita, os alunos dispõem também de um cronómetro.

Descreva uma metodologia que permita determinar indiretamente a frequência de rotação da plataforma giratória, num dos ensaios realizados.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução

Para determinar indiretamente a frequência de rotação da plataforma, os alunos devem medir com o cronómetro o intervalo de tempo decorrido quando o carrinho descreve um dado número de voltas completas, de rotações, em torno do eixo da plataforma.

Dado que a frequência é igual ao número de rotações na unidade de tempo, para determinar o seu valor os alunos devem dividir o número de voltas completas pelo intervalo de tempo medido.

Critérios
  • A resposta integra os tópicos de referência seguintes ou outros de conteúdo equivalente:

A) Medir [, com o cronómetro,] o [intervalo de] tempo que o carrinho demora a descrever um determinado número de voltas [completas em torno do eixo da plataforma].

B) Calcular a frequência, dividindo o número de voltas [completas consideradas na medição] pelo [intervalo de] tempo [medido].

ou

  • Calcular o período, dividindo o [intervalo de] tempo [medido] pelo número de voltas [completas consideradas na medição], e calcular a frequência, fazendo o inverso do período.
  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

2. Numa primeira série de ensaios, mantendo constante o raio da trajetória descrita pelo carrinho, os alunos investigaram a relação entre a intensidade da resultante das forças, F, que atuam no carrinho e o período, T, de rotação da plataforma.

Essa série de ensaios terá permitido concluir que F é diretamente proporcional a

(A) 1/T2

(B) 1/T

(C) T2

(D) T

Resolução
  • Opção (A)

Como o carrinho descreve um movimento circular uniforme, a resultante das forças que sobre ele atuam é radial, centrípeta e de módulo constante, bem como a aceleração, pois F = m ac.

⇒ Dado que ac = ω2 r e que o módulo da velocidade angular, ω, em função do período, T, do movimento do carrinho é ω = 2π/T, então ac = (4π2/T2) r e, consequentemente, F = m (4π2/T2) r

⇒ Da análise desta expressão conclui-se que a resultante das forças que atuam sobre o carrinho, de massa m, quando descreve uma trajetória de raio, r, constante é inversamente proporcional a T2, ou seja, é diretamente proporcional a 1/T2.

Critérios
  • Opção (A)  ……………. 5 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

3. Numa segunda série de ensaios, os alunos foram colocando sobrecargas no carrinho, para investigarem a relação entre o módulo da aceleração, a, dos conjuntos carrinho + sobrecargas e a respetiva massa, m.

Os resultados obtidos permitiram traçar um gráfico de a em função de m, cujo esboço se encontra representado na Figura 2.

Que conclusão se pode tirar a partir do esboço de gráfico representado?

Resolução

⇒ Da análise do gráfico representado na Figura 2, verifica-se que o módulo da aceleração dos conjuntos carrinho + sobrecargas se mantém praticamente constante com o aumento da massa, m, destes, donde se conclui que o módulo da aceleração é independente da massa.

Critérios

O módulo da aceleração [dos conjuntos carrinho + sobrecargas] é independente da [respetiva] massa ou equivalente …….. 5 pontos

4*. Numa terceira série de ensaios, mantendo constante a velocidade angular da plataforma, os alunos investigaram a relação entre o módulo da aceleração, a, do carrinho e o raio, r, da trajetória por ele descrita.

A partir dos resultados experimentais obtidos, os alunos construíram a tabela seguinte.

Determine o módulo da velocidade angular da plataforma nesta série de ensaios.

Na sua resposta, apresente, para o gráfico de a em função de r, a equação da reta de ajuste obtida, identificando as grandezas físicas consideradas.

Apresente todas as etapas de resolução.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução

⇒ Recorrendo à calculadora gráfica, a equação da reta que melhor se ajusta aos valores experimentais e que traduz o gráfico a = f(r) é:

  • a = 73,94 r + 0,07 (SI).

⇒ De acordo com a expressão que permite calcular o módulo da aceleração do carrinho em função da velocidade angular, ac = ω2 r, a ordenada na origem (0,07) deveria ser igual a zero.

Contudo, a diferença é desprezável, pois está associada a incertezas experimentais.

  • ω2 r = 73,9 r ⇔ ω2 = 73,9 ⇔ ω = √73,9 = 8,60 rad s-1

⇒ O módulo da velocidade angular da plataforma é de 8,60 rad s-1.

Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Apresentação, para o gráfico de a em função de r, da equação da reta de ajuste obtida (a = 73,94 r + 0,07 SI) (ver nota 1) …….. 5 pontos

B) Determinação do módulo da velocidade angular da plataforma (ω = 8,60 rad s-1) (ver nota 2) …….. 5 pontos

Notas:

1. A não identificação ou a identificação incorreta de, pelo menos, uma das grandezas físicas consideradas implica a pontuação desta etapa com zero pontos.

2. A apresentação do valor solicitado com um número incorreto de algarismos significativos não implica qualquer desvalorização.

GRUPO II

1. Um arranha-céus tem uma plataforma panorâmica, à qual se acede de elevador.

A Figura 3 representa o módulo da velocidade, v, da cabina desse elevador, em função do tempo, t, desde o instante em que a cabina parte da base do edifício até ao instante em que atinge a plataforma.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

1.1. A força gravítica que atua na cabina realiza um trabalho ___ no intervalo de tempo [0,0;2,5]s e um trabalho ____ no intervalo de tempo [40,0;42,5]s.

(A) positivo … positivo

(B) positivo … negativo

(C) negativo … positivo

(D) negativo … negativo

Resolução
  • Opção (D)

⇒ De acordo com o enunciado e com o gráfico v = f(t) representado na Figura 3, a plataforma desloca-se com sentido ascendente (de baixo para cima), durante os 42,5 s até atingir a plataforma.

⇒ A força gravítica que atua sobre a cabina (o peso) é constante e tem sentido descendente (de cima para baixo), isto é, tem sentido oposto ao deslocamento, definindo com este um ângulo de 180º, pelo que o trabalho que realiza durante qualquer intervalo de tempo é negativo ou resistente, pois

  • WFg = Fg d cos 180º = – Fg d
Critérios
  • Opção (D)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

1.2. Conclua se há, ou não, conservação da energia mecânica do sistema cabina + Terra no intervalo de tempo [2,5; 40,0]s.

Apresente, sem efetuar cálculos, a fundamentação que lhe permite obter aquela conclusão.

Resolução

⇒ Em qualquer instante, a energia mecânica é igual à soma das energias cinética e potencial gravítica

  • Em = Ec + Ep 

⇒ Como no intervalo de tempo [2,5; 40,0] s o módulo da velocidade da cabina se mantém constante (3,0 m s-1), consequentemente, a energia cinética também se mantém constante (Ec = ½ m v2).

⇒ Como a energia potencial gravítica do sistema cabina + Terra aumenta, pois a cabina está a subir, a altura aumenta (Ep = m g h), concluindo-se que não há conservação de energia mecânica durante este intervalo de tempo.

Critérios
  • A resposta integra os tópicos de referência seguintes ou outros de conteúdo equivalente:

A) [No intervalo de tempo considerado,] a energia cinética da cabina mantém-se constante, uma vez que o módulo da velocidade da cabina se mantém constante.

B) A energia potencial gravítica do sistema [cabina + Terra] aumenta [nesse intervalo de tempo], uma vez que a cabina está a subir.

C) Sendo a energia mecânica a soma das energias cinética e potencial gravítica, conclui-se que não há conservação da energia mecânica do sistema [considerado, no intervalo de tempo [2,5 ; 40,0] s.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

1.3. A soma dos trabalhos realizados pelas forças não conservativas que atuam na cabina é

(A) nula no intervalo de tempo [0,0;2,5] s.

(B) nula no intervalo de tempo [2,5;40,0] s.

(C) negativa no intervalo de tempo [0,0;2,5] s.

(D) positiva no intervalo de tempo [2,5;40,0] s.

Resolução
  • Opção (D)

⇒ No intervalo de tempo [0,0; 2,5] s, o módulo da velocidade aumenta, logo, a resultante das forças que atuam sobre a cabina tem o sentido do movimento e, consequentemente, a resultante das forças não conservativas, FNC, também tem o mesmo sentido e intensidade superior à da força gravítica, que durante todo o movimento tem sentido oposto a este.

  •  o trabalho realizado pela resultante destas forças é positivo.

⇒ No intervalo de tempo [2,5; 40,0] s, o módulo da velocidade é constante, logo, a resultante das forças que atuam sobre a cabina é nula e, consequentemente, a resultante das forças não conservativas, FNC, também tem o sentido do movimento e intensidade igual à da força gravítica.

  • O trabalho realizado pela resultante destas forças é positivo.
Critérios
  • Opção (D)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

1.4. Considere um ocupante da cabina do elevador, de massa 80 kg.

Determine a variação da energia potencial gravítica do sistema ocupante + Terra entre a base do edifício e a plataforma panorâmica.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

⇒ Para determinar a variação de energia potencial gravítica do sistema ocupante + Terra, tem de se calcular previamente a diferença de altura, Δh, entre a base do edifício e a plataforma.

⇒ Este valor é numericamente igual à área sob o gráfico v = f (t), representado na Figura 3 (área de um trapézio) para o intervalo de tempo [0,0; 42,5] s.

Como ΔEp = m g Δh,  então:

  • ΔEp = 80 x 10 x 120 = 9,6 x 104 J

⇒ A variação de energia potencial gravítica do sistema ocupante + Terra entre a base do edifício e a plataforma panorâmica é de 9,6 x 104 J.

Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Determinação do desnível entre a base do edifício e a plataforma panorâmica (Δh = 120 m) …….. 5 pontos

B) Cálculo da variação da energia potencial gravítica do sistema ocupante + Terra entre a base do edifício e a plataforma panorâmica (ΔEp = 9,6 x 104 J) …….. 5 pontos

2. Um edifício está equipado com um conjunto de painéis fotovoltaicos.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

2.1. O rendimento de um painel fotovoltaico _____ da potência que ele fornece ao circuito exterior e _____ da sua orientação relativamente aos pontos cardeais.

(A) não depende … depende

(B) não depende … não depende

(C) depende … não depende

(D) depende … depende

Resolução
  • Opção (D)

⇒ O rendimento de um painel fotovoltaico depende da potência da radiação incidente que transforma em potência elétrica, potência que fornece ao circuito exterior.

⇒ A potência da radiação incidente depende da orientação do painel em relação ao Sol, logo, em relação aos pontos cardeais.

Critérios
  • Opção (D)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

2.2. O conjunto de painéis fotovoltaicos instalado no edifício tem uma área total de 160 m2 e uma potência média de 3,7 kW.

A energia média diária da radiação incidente em cada 1,0 m2 de painel é 5,0 kW h.

Calcule o rendimento médio do conjunto de painéis fotovoltaicos.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
  • Painéis: Atotal = 160 m2; Pútil = 3,7 kW
  • Radiação: Δt = 24 h; A = 1,0 m2; Eradiação = 5,0 kW h
  • η = ?

A potência média da radiação incidente, sobre a área total, Atotal, de painéis fotovoltaicos é:

  Finalmente, determina-se o rendimento ⇒ O rendimento médio do conjunto de painéis fotovoltaicos é de 11%.
Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Determinação da energia média diária da radiação incidente no conjunto de painéis fotovoltaicos (E = 800 kWh) …….. 4 pontos

B) Determinação da energia média diária fornecida ao circuito elétrico do edifício (E = 88,8 kWh)

ou

  • Determinação da potência média da radiação incidente no conjunto de painéis fotovoltaicos (P = 33,3 kW) …….. 4 pontos

C) Determinação do rendimento médio do conjunto de painéis fotovoltaicos (η = 11 %) …….. 2 pontos

ou

A) Determinação da potência média da radiação incidente em cada 1,0 m2 de painel (P = 0,208 kW) …….. 4 pontos

B) Determinação da potência média da radiação incidente no conjunto de painéis fotovoltaicos (P = 33,3 kW) …….. 4 pontos

C) Determinação do rendimento médio do conjunto de painéis fotovoltaicos (η = 11 %) …….. 2 pontos

3*. Duas janelas, X e Y, de uma habitação, estão equipadas com o mesmo tipo de vidro simples. O vidro da janela X tem o dobro da espessura do vidro da janela Y e ocupa o triplo da área.

Considere que PX e PY designam, respetivamente, a potência transferida, por condução, através do vidro da janela X e através do vidro da janela Y.

Qual é a relação entre PX e PY se ambos os vidros estiverem submetidos à mesma diferença de temperatura?

(A) Px = 3/2 Py

(B) Px = 2/3 Py

(C) Px = 6 Py

(D) Px = 1/6 Py

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução

  • O conteúdo deste item foi excluído do atual Programa e Metas Curriculares da disciplina.
Critérios
  • Opção (A)  ……………. 5 pontos

GRUPO III

A radiação eletromagnética propaga-se no ar com uma velocidade praticamente igual à sua velocidade de propagação no vazio, pelo que o índice de refração do ar é 1,00.

1. A Figura 4 representa o trajeto de um feixe de radiação monocromática, muito fino, que, propagando-se inicialmente no ar, atravessa um semicilindro de um material transparente, voltando depois a propagar-se no ar.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 3 (Ondas eletromagnéticas)

1.1. Uma parte do feixe incidente na superfície plana do semicilindro sofre reflexão nessa superfície.

Qual é o ângulo, em graus, que se deverá observar entre o feixe refletido nessa superfície (não representado na Figura 4) e o feixe refratado?

Resolução

⇒ De acordo com as leis da reflexão, o ângulo de reflexão, definido pelo raio refletido (r) e a normal, é igual ao ângulo de incidência, definido pelo raio incidente (i) e a normal, que de acordo com a figura seguinte é igual a 30º.

  • O ângulo, α, definido pelo raio refletido e pelo raio refratado (r’), é igual a 92º.
Critérios
  • 92º …….. 5 pontos
Nota A omissão do símbolo da unidade não implica qualquer desvalorização.
  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 3 (Ondas eletromagnéticas)

1.2. Qual é, para a radiação considerada, o índice de refração do material constituinte do semicilindro representado na Figura 4?

(A) 0,59

(B) 1,1

(C) 1,7

(D) 1,9

Resolução
  • Opção (C)

⇒ Da Lei de Snell-Descartes para a refração:

  • sin αi ncilindro = sin αrefr nar ⇔ ncilindro = (sin αrefr/sin αi) nar

⇒ Como nar = 1,00 e o ângulo de refração, αrefr , definido pelo raio refratado e pela normal, é :

  • αrefr = 90º – 32º = 58º
  • ncilindro = (sin 58/sin 30) x 1,00 = 1,7
Critérios
  • Opção (C)  ……………. 5 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 3 (Ondas eletromagnéticas)

2. No ar, uma radiação tem um comprimento de onda de 540 nm.

Qual é o comprimento de onda dessa radiação num meio de índice de refração 1,40?

(A) 216 nm

(B) 386 nm

(C) 540 nm

(D) 756 nm

Resolução
  • Opção (B)

⇒ Dado que o índice de refração absoluto de um dado meio é n = c/v ⇔ c = n v  então, pode escrever-se

  • nar var = n1 v1

⇒ Dado que a velocidade de propagação de uma radiação num dado meio  v = λ f , e que a sua frequência é independente do meio de propagação, tem-se:

  • nar λar f = n1 λ1 f1 ⇔ nar λar = n1 λ1 ⇒ 1,00 x 540 = 1,40 λ1 ⇔ λ1 = 540/1,40 = 386 nm
Critérios
  • Opção (B)  ……………. 5 pontos

GRUPO IV

Ao nível do mar, o ar seco é uma mistura gasosa constituída por cerca de:

• 78%, em volume, de nitrogénio, N2(g);

• 21%, em volume, de oxigénio, O2(g);

• 1%, em volume, de outros gases.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

1. Considere uma amostra de ar seco, recolhida ao nível do mar, de volume 5,0 dm3, medido nas condições normais de pressão e de temperatura.

Calcule a massa de O2(g) que deverá existir nessa amostra.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
  • V (ar) = 5,0 dm3
  • %V/V (O2 ) = 21%
  • M (O2 ) = 32,00 g mol-1

⇒  % V/V = V (O2) /Var x 100%

⇒  V (O2 ) = 21% de 5,0 dm3 = 0,21 x 5,0 dm3 = 1,05 dm3

Nas condições normais de pressão e de temperatura, Vm = 22,4 dm3 mol-1.

Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Cálculo do volume, nas condições PTN, ocupado pela quantidade de oxigénio existente na amostra (V = 1,05 dm3) …….. 4 pontos

B) Cálculo da quantidade de oxigénio existente na amostra (n = 4,69 x 10-2 mol) …….. 3 pontos

C) Cálculo da massa de oxigénio existente na amostra (m = 1,5 g) …….. 3 pontos

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)

2. Considere a representação da molécula de O2 na notação de Lewis.

Quantos eletrões não compartilhados devem ser representados em cada um dos átomos de oxigénio?

(A) Dois.

(B) Quatro.

(C) Seis.

(D) Oito.

Resolução
  • Opção (B)
Critérios
  • Opção (B)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 3 (Transformações químicas)

3. Na molécula de N2, a energia da ligação NN é 941 kJ mol-1.

Quando se formam, a pressão constante, duas moles de átomos de nitrogénio, no estado gasoso, a partir de uma mole de N2(g), é ____ , como calor, uma energia de _____ kJ.

(A) libertada … 941

(B) libertada … 1882

(C) absorvida … 941

(D) absorvida … 1882

Resolução
  • Opção (C)

⇒ A formação de átomos de nitrogénio a partir da molécula N2 envolve a quebra de ligações, que é um processo em que o sistema absorve energia.

⇒ A energia de ligação N ≡ N é 941 kJ mol-1, a energia absorvida na formação de duas moles de átomos de nitrogénio a partir de uma mole de N2 não é de 1882 kJ mas 941 J.

Critérios
  • Opção (C)  ……………. 5 pontos

4. Em 1898, W. Ramsay isolou, do ar, um gás até aí desconhecido. O espectro de emissão desse gás permitiu concluir que ele era formado por um elemento químico que nunca tinha sido identificado, a que chamaram árgon.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Energia dos eletrões nos átomos)

4.1. Explique como terá sido possível concluir, a partir do espectro de emissão do gás na região do visível, que este gás era constituído por um elemento químico que nunca tinha sido identificado.

Comece por referir o que se observa num espectro atómico de emissão, na região do visível.

Resolução

⇒ Cada elemento, quando excitado, ao regressar ao estado fundamental, emite um conjunto de radiações característico, o que constitui o seu espetro de emissão (espécie de impressão digital do elemento), com diferentes frequências, que se estendem da zona infravermelha à zona ultravioleta, passando pela zona do visível.

⇒ O espetro na zona do visível consiste num conjunto de radiações visíveis, de cores diferentes (frequências diferentes) e é igualmente característico do elemento e a sua presença (ou ausência) mostra a presença (ou ausência) do elemento.

⇒ No caso referido da descoberta do árgon, foi o aparecimento de um conjunto de riscas que não correspondia a nenhum elemento conhecido que mostrou tratar-se de um novo elemento.

Critérios
  • A resposta integra os tópicos de referência seguintes ou outros de conteúdo equivalente:

A) Num espectro atómico de emissão, na região do visível, observam-se riscas coloridas sobre um fundo negro.

B) Estas riscas ocorrem a energias (ou a frequências, ou a comprimentos de onda) características de cada elemento químico.

C) [Uma vez que] as riscas observadas no espectro de emissão desse gás não coincidiam com as riscas observadas nos espectros de emissão até aí conhecidos [, concluiu-se que o gás era constituído por um elemento químico que nunca tinha sido identificado].

4.2*. Num átomo de árgon, Ar, no estado fundamental, quantos eletrões se encontram, no total, em orbitais caracterizadas pelo número quântico l = 1?

(A) Dois.

(B) Seis.

(C) Oito.

(D) Doze.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução

O conteúdo deste item foi excluído do atual Programa e Metas Curriculares da disciplina.

Critérios
  • Opção (D)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 1 (Massa e tamanho dos átomos)

4.3. Um dos isótopos do árgon, Ar, tem número de massa 40.

Quantos neutrões existem, no total, no núcleo de um átomo desse isótopo?

Resolução

⇒ Se o número de massa, A, de um dos isótopos do árgon, Ar, é 40, e como o número atómico, Z, deste elemento é 18, o número de neutrões, N:

  • A – Z = 40 – 18 = 22 neutrões
Critérios
  • 22 [neutrões.] …….. 5 pontos

GRUPO V

  • 11º – Química – Domínio 1

O dióxido de nitrogénio, NO2(g), é um poluente atmosférico com diversos efeitos adversos.

1. O NO2(g) é um gás de cor castanha que, em sistema fechado, existe sempre misturado com N2O4(g), um gás incolor, devido a uma reação que pode ser traduzida por

2 NO2 (g) ⇋ N2O4 (g)

Considere uma mistura de NO2(g) e de N2O4(g) que se encontra em equilíbrio químico, à temperatura T.

  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)

1.1. A constante de equilíbrio, Kc , da reação considerada é 2,2×102 , à temperatura T.

Qual será a concentração de NO2(g) na mistura em equilíbrio, se a concentração de N2O4(g) nessa mistura for 0,030 mol dm-3?

Resolução
  • Opção (A)
Critérios
  • Opção (A)  ……………. 5 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)

1.2. Aquecendo a mistura, a volume constante, observa-se a intensificação da cor castanha.

À medida que a temperatura aumenta, sendo a reação direta ___ , a constante de equilíbrio da reação acima representada ____ .

(A) endotérmica … aumenta

(B) exotérmica … aumenta

(C) endotérmica … diminui

(D) exotérmica … diminui

Resolução
  • Opção (D)

⇒ Se há intensificação da cor é porque (NO2 ) aumentou, ou seja, o equilíbrio deslocou-se no sentido inverso por elevação da temperatura.

  • A constante de equilíbrio diminuiu por aquecimento.

⇒ De acordo com o Princípio de Le Châtelier, o aumento de temperatura provoca o deslocamento do equilíbrio no sentido em que contraria essa elevação de temperatura, isto é, no sentido endotérmico.

  • A reação no sentido inverso é endotérmica e no sentido direto a reação é exotérmica.
Critérios
  • Opção (D)  ……………. 5 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 1 (Aspetos quantitativos das reações químicas)

2. Em laboratório, o NO2(g) pode ser preparado por reação do cobre sólido com uma solução concentrada de ácido nítrico, HNO3(aq) (M = 63,02g mol-1).

Essa reação pode ser traduzida por

Cu (s) + 4 HNO3 (aq) → Cu(NO3)2 (aq) + 2 H2O (l) + 2 NO2 (g)

Adicionaram-se 80,0 g de cobre a 2,00 x 102 cm3 de uma solução de ácido nítrico, de densidade 1,42 g cm-3, que contém 68%, em massa, de HNO3.

Identifique o reagente limitante.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

Cu (s) + 4 HNO3 (aq) → Cu(NO3)2 (aq) + 2 H2O (l) + 2 NO2 (g)

⇒ A relação estequiométrica Cu : HNO3  é de  1/4  = 0,25, mas a relação entre as quantidades presentes é superior (1,26 mol/3,06 mol = 0,41), o que mostra que a quantidade de HNO3 é inferior à estequiométrica, ou seja, o HNO3 está em defeito. É o reagente limitante.

Pode também identificar-se o reagente limitante comparando as quantidades relativas correspondentes a cada um dos reagentes:

⇒ A menor fração corresponde ao reagente limitante.

  • F (Cu) = 1,26/1
  • F (HNO3 ) = 3,06/4 = 0,76

 O HNO3 está em defeito. É o reagente limitante.

Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Cálculo da massa de HNO3 em 2,00 x 102 cm3 da solução de ácido nítrico (m = 193 g) …….. 5 pontos

B) Cálculo da massa de cobre necessária para reagir com 193 g de HNO3 (m = 48,7 g)

ou

  • Cálculo da massa de HNO3 necessária para reagir com 80 g de cobre (m = 317 g)

ou

  • Cálculo da quantidade de cobre necessária para reagir com 193 g de HNO3 (n = 0,766 mol) e cálculo da quantidade de cobre adicionada (n = 1,26 mol)

ou

  • Cálculo da quantidade de HNO3 necessária para reagir com 80 g de cobre (n = 5,04 mol) e cálculo da quantidade de HNO3 adicionada (n = 3,06 mol) …….. 6 pontos

C) Identificação do reagente limitante (HNO3) …….. 4 pontos

GRUPO VI

1. Considere átomos de flúor, de cloro e de bromo.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Energia dos eletrões nos átomos)

1.1. Quantos valores diferenciados de energia têm os eletrões de valência de qualquer um daqueles átomos no estado fundamental?

(A) Um.

(B) Dois.

(C) Três.

(D) Quatro.

Resolução
  • Opção (B)

⇒ As configurações eletrónicas de valência dos três elementos nos estados fundamentais são ns2 np5.

⇒ Os eletrões de valência de qualquer um destes átomos no estado fundamental têm dois valores diferentes de energia, correspondentes aos eletrões dos subníveis ns e np.

Critérios
  • Opção (B)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Energia dos eletrões nos átomos)

1.2. A energia de ionização do cloro é a energia mínima necessária para, a partir de um átomo de cloro no estado fundamental, isolado e em fase gasosa, se formar um determinado ião.

Qual das configurações eletrónicas seguintes pode corresponder a esse ião no estado fundamental?

(A)   [Ne] 3s2 2px2 3py2 3pz0

(B)   [Ne] 3s2 2px2 3py2 3pz2

(C)   [Ne] 3s2 2px1 3py2 3pz1

(D)   [Ne] 3s1 2px2 3py2 3pz1

Resolução
  • Opção (C)

⇒ O átomo de cloro no estado fundamental tem a configuração eletrónica [Ne] 3s2 3p5.

⇒ Se se fornecer ao átomo de cloro isolado, no estado fundamental, uma energia igual ou superior à energia de ionização, é removido um eletrão de valência, transformando-o num catião monopositivo.

⇒ Forma-se, então, o ião Cl+, com a configuração eletrónica no estado fundamental [Ne] 3s2 3p4.

⇒ De acordo com a regra de Hund, os quatro eletrões 3p estão distribuídos pelas três orbitais 3p, como, por exemplo: 3px2 3py1 3pz1.

Critérios
  • Opção (C)  ……………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)

2. Os átomos de flúor, de cloro e de bromo podem ligar-se a átomos de hidrogénio, originando as moléculas HF, HCl e HBr, respetivamente.

Ordene as ligações H-F, H-Cl e H-Br por ordem decrescente do comprimento de ligação.

Resolução
  • H – Br > H – Cl > H – F

⇒ Os elementos flúor, cloro e bromo localizam-se no mesmo grupo da Tabela Periódica, grupo 17, e nos períodos 2, 3 e 4, respetivamente, ou seja, o flúor antecede o cloro e o cloro antecede o bromo no mesmo grupo da T. P.

⇒ Como o raio atómico aumenta ao longo do grupo, o raio atómico do bromo é superior ao raio atómico do cloro e o raio atómico do cloro é superior ao raio atómico do flúor.

⇒ Como estes átomos se ligam todos ao mesmo átomo 1átomo de hidrogénio2, o comprimento de ligação H – Br é maior do que o comprimento de ligação H – Cl e o comprimento de ligação H – Cl é maior do que o comprimento de ligação H – F.
Critérios
  • H-Br ; H-Cl ; H-F …….. 5 pontos

3. O ácido fluorídrico, HF (aq), é um ácido fraco, cuja reação de ionização em água pode ser traduzida por

HF (aq) + H2O (l) ⇋ F (aq) + H3O+ (aq)

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)

3.1. Qual das expressões seguintes pode traduzir a constante de basicidade, Kb, da base conjugada do ácido fluorídrico?

Resolução
  • Opção (B)

⇒ A base conjugada do ácido fluorídrico é o ião F (aq).

⇒ A reação de protólise (em água) desta base é representada pela equação:

F (aq) + H2O (l) ⇋ HF (aq) + OH (aq)

Critérios
  • Opção (B)  ……………. 5 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)

3.2. O pH de uma solução de ácido fluorídrico de concentração 0,020 mol dm-3 é 2,45, a 25 ºC.

Determine a percentagem de ácido não ionizado, nessa solução.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
  • [HF] = 0,020 mol dm-3
  • pH = 2,45 a 25 ºC
 

⇒ pH = – log [H+ (aq)] = 2,45 ⇔ [H+ (aq)] = 10-pH = 10– 2,45 = 3,55 x 10-3 mol dm-3

De acordo com a estequiometria da reação de ionização do ácido fluorídrico, representada pela equação:

HF (aq) + H2O (l) ⇋ F (aq) + H3O+ (aq)

deduz-se que a quantidade de HF ionizada é igual à quantidade de H3O+ formada, ou seja, 3,55 x 10-3 mol dm-3.

Por ionizar teremos:

  • 0,020 mol dm-3 – 3,55 x 10-3 mol dm-3 = 1,64 x 10-2 mol dm-3

⇒ Percentagem de HF não ionizado:

  • (1,64 x 10-2 mol dm-3 / 0,020 mol dm-3) x 100% = 82%
Critérios
  • Etapas de resolução:

A) Cálculo da concentração de ácido ionizado na solução (c = 3,55 x 10-3 mol dm-3) …….. 5 pontos

B) Cálculo da percentagem de ácido não ionizado na solução (82%) …….. 5 pontos

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)

4. Ao contrário do ácido fluorídrico, o ácido clorídrico, HCl (aq), é um ácido forte.

Adicionaram-se 150 cm3 de HCl (aq) de concentração 0,020 mol dm-3 a 1,00 dm3 de água.

Admita que o volume da solução resultante é a soma dos volumes adicionados.

Qual é o pH da solução resultante dessa adição?

(A) 2,58

(B) 2,52

(C) 1,76

(D) 1,70

Resolução
  • Opção (A)

⇒ Como a solução de HCl foi diluída de 150 cm3 até 1150 cm3, a concentração diminui passando a ser 150/1150 vezes menor:

  • [HCl] = (150/1150) x 0,020 mol dm-3 = 2,61 x 10-3 mol dm-3

Como o ácido clorídrico, HCl, é um ácido forte, a sua ionização é praticamente total em solução diluída.

⇒ A reação de ionização deste ácido em água pode ser traduzida pela seguinte equação química:

HCl (aq) + H2O (l)  → Cl (aq) + H3O+ (aq)

⇒ De acordo com a estequiometria da reação, (HCl) = (H3O+) = 2,61 x 10-3 mol dm-3

  • pH = – log [H+ (aq)] = – log (2,61 x 10-3) = 2,58.
Critérios
  • Opção (A)  ……………. 5 pontos

FIM

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