Ficha n.º 14 – Toxoplasmose

Toxoplasmose

Toxoplasma gondii é uma espécie do filo Apicomplexa, um grupo de protistas que são parasitas intracelulares obrigatórios. Sua infecção produz toxoplasmose, uma das doenças parasitárias mais comuns nos países do chamado mundo desenvolvido.

Figura 1 Ciclo de vida de Toxoplama gonddi.

O ciclo de vida de Toxoplasma gonddi é complexo e envolve dois tipos de hospedeiros – hospedeiros “definitivos” nos quais o parasita reproduz  e forma ocistos, e hospedeiros “intermediários” nos quais se reproduz fazendo clones de si mesmos, agrupados dentro de cistos. Gatos selvagens e domésticos são os únicos hospedeiros definitivos para T. gondii. Quando um gato ingere presas infectadas ou carne crua, o parasita é libertado dos cistos no tubo digestivo do gato, onde reproduz e produz ocistos. Gatos infectados excretam milhões de ocistos em suas fezes. O processo de esporogonia ocorre após alguns dias no ambiente externo. Implica uma redução meiótica e alterações morfológicas que levam à formação de um ocisto esporulado com dois esporocistos, cada um contendo quatro esporozoítos. Gatos recém-expostos geralmente começam a soltar ocistos três a 10 dias após o consumo do tecido infectado, e continuam a libertar por cerca de 10 a 14 dias. Os ocistos são muito resistentes e podem sobreviver no meio ambiente por mais de um ano.  Eles podem infectar uma grande variedade de hospedeiros intermediários, praticamente todos os animais de sangue quente, de mamíferos a aves, quando ingeridos com comida ou água. Após a ingestão de ocistos, os esporozoítos são liberados. Eles penetram no epitélio intestinal, onde se diferenciam em taquizoítos. Os taquizoítos se replicam rapidamente dentro de qualquer tipo de célula e pode, disseminar-se por todo o organismo. Como resultado da conversão de taquizoíto em bradizoíto, os cistos teciduais surgem 7 a 10 dias após a infecção e podem permanecer ao longo da vida na maioria dos hospedeiros, predominantemente no cérebro ou na musculatura. Após a ingestão desses cistos teciduais por um hospedeiro intermediário através de carne crua ou mal cozida, os cistos são rompidos à medida que passam pelo trato digestivo, causando a libertação de bradizoítos. Os bradizoítos infectam o epitélio intestinal do novo hospedeiro e se diferenciam novamente no estágio de  taquizoíto de rápida divisão para disseminação por todo o corpo.

Figura 2 –  Diferentes formas de contaminação por Toxoplasma gonddi.

adaptado de:Epidemiology of and Diagnostic Strategies for Toxoplasmosis Article in Clinical microbiology reviews · April 2012 DOI: 10.1128/CMR.05013-11 · Source: PubMed. Florence Robert-Gangneux. Marie Laure Dardé

1. Tendo por base as diferentes formas de transmissão do Toxoplasma gonddi, explique a importância das mulheres grávidas evitarem a ingestão de legumes crus.

Resolução

  • Tópico 1: referência a que gatos infectados com Toxoplasma gonddi excretam milhões de ocistos em suas fezes que podem permanecer no ambiente durante longos períodos de tempo contaminando os legumes.
  • Tópico 2: referência a que a ingestão de legumes crus contaminados com ocistos poderá conduzir a que uma mulher grávida desenvolva toxoplasmose.
  • Tópico 3: referência à possibilidade de transmissão da toxoplasmose de mãe para o filho durante a gravidez.

2. O ciclo de vida de T.gondi é um ciclo _____ em que a meiose é _____.

(A) haplodiplonte …. pré-espórica

(B) haplodiplonte…. pós-zigótica

(C) haplonte …. pré-espórica

(D) haplonte …. pós-zigótica

Resolução

  • Opção D

O ciclo de vida de T. gonddi é haplonte, pois a única célula diplóide deste ciclo é a que resulta da fecundação – o ocisto. Após a formação do ocisto este sofre meiose, logo a meiose é pós-zigótica.

3. No ciclo de vida de Toxoplasma gonddi, o processo que origina a variabilidade genética da descendência através do crossing-over,  ocorre no ______ e conduz à  formação dos ______ .

(A)  ocisto …..gametócitos

(B) gametócitos ….. esporozoítos

(C) esquizonte ….. gametócitos

(D) ocisto ….. esporozoitos

Resolução

  • Opção D

  A  crossing-over ocorre na profase I da meiose. A meiose tem lugar no ocisto e conduz à formação de esporozoítos.

4. O ciclo de vida de Toxoplasma gonddi envolve uma diversidade de mamíferos e aves. No entanto, a fase sexuada do ciclo de vida do Toxoplama gonddi ocorre apenas no ______, já o processo de reprodução assexuada pode ocorrer _____.

(A) homem …. apenas no gato.

(B) homem …. tanto no homem como no gato.

(C) gato ….. apenas no  homem

(D) gato … tanto no homem como no gato.

Resolução

  • Opção D

  De acordo com a figura 1, é possível observar que a formação do ocisto a partir da união dos gametócitos ocorre no gato, logo a reprodução sexuada do Toxoplasma gonddi restringe-se ao hospedeiro definitivo (gato). Por outro lado, é possível verificar que a reprodução assexuada tanto pode ocorrer no homem como no gato.

5.  Na multiplicação dos trofozoítos, verifica-se _____.

(A)  separação de cromossomas homólogos.

(B)  disposição de cromossomas homólogos na zona equatorial.

(C)  emparelhamento dos cromossomas homólogos.

(D) separação de cromatídeos-irmãos.

Resolução

  • Opção D

  Os trofozóitos multiplicam-se por esquizogonia, que corresponde a um processo de reprodução assexuada. Na base deste processo de reprodução estão divisões mitóticas. Na mitose ocorre a separação de cromatídeos – irmãos.

6. As afirmações seguintes dizem respeito a características relativas ao ciclo de vida de Toxoplasma gonddi. Selecione a alternativa que as avalia corretamente.

1. Os esporozoítos e taquizoítos pertencem à fase haploide.

2. Os gametócitos são células haploides.

3. Ocorrem fenómenos de recombinação génica para a formação dos gametócitos.

(A) 1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa.

(B) 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa.

(C) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas.

(D) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.

Resolução

  • Opção D

  1 e 2 – V . Neste ciclo as únicas células diplóides são os ocistos, todas as restantes são haploides.  3. Os fenómenos de recombinação génica estão associados à meiose e à fecundação. 3. F- Como os gametócitos resultam de processos de reprodução assexuada na sua formação não estão envolvidos fenómenos de recombinação génica.

7. Supondo que imediatamente após a  formação do ocisto a quantidade de DNA na célula é de 2Q. Será de esperar que em cada um dos esporozoitos formados a partir de um  mesmo ocisto a quantidade de DNA seja ____.

(A) 2Q

(B) 4Q

(C) Q

(D) 1/2 Q

Resolução

  • Opção C

  O ocisto resulta da fecundação e de seguida sofre meiose. Assim, se a quantidade no ocisto imediatamente após a fecundação é 2Q,  está quantidade irá duplicar em interfase, pois ao ocorrer a replicação do DNA (cada cromossoma passa a ser constituído por dois cromatídeos) a quantidade passa a ser 4Q. Segue-se a primeira divisão meiótica que com a separação dos homologos conduz à redução da quantidade de DNA para metade, ou seja 2Q. Na segunda  divisão meiótica, após a separação dos cromatídeos a quantidade de DNA volta a reduzir-se para metade, ou seja Q. Desta forma, cada um dos esporozoítos formados por meiose deverão apresentar uma quantidade de DNA equivalente a Q.

8. Cada um dos esporozoítos presentes no ocisto esporulado _______ .

(A)  apresenta pares de cromossomas homólogos tal como o oocisto.

(B)  apresenta pares de cromossomas homólogos tal como os taquizoítos.

(C) não apresenta pares de cromossomas homólogos tal como o oocisto.

(D) não apresenta pares de cromossomas homólogos tal como os taquizoítos.

Resolução

  • Opção D

  Os esporozoítos presentes no oocisto esporulado resultam da meiose, sendo por isso células haplóides. Células haplóides não apresentam pares de cromossomas homólogos. Os taquizoítos, os trofozoítos e os bradizoitos são células haplóides, pois a única célula diplóide deste ciclo é o oocisto.

9. No processo de reprodução por esquizogonia dos trofozoitos ____.

(A) cada divisão nuclear é seguida de citocinese.

(B) ocorrem várias divisões mitóticas sem que ocorra imediata citocinese.

(C) em cada enterócito forma-se apenas um esquizonte.

(D) todas os núcleos formados são diferentes entre si.

Resolução

  • Opção B

O processo de esquizogonia também pode ser chamado de divisão múltipla, neste processo o  núcleo sofre várias divisões mitóticas para depois ocorrer a divisão citoplasmática em quantidades iguais.

10. Os taquizoítos penetram nos monócitos _____.

(A)  por difusão simples diretamente pela bicamada fosfolípidica.

(B)  por difusão facilitada por proteínas membranares.

(C)  através de invaginações da membrana dos monócitos.

(D) por  difusão facilitada diretamente pela bicamada fosfolípidica.

Resolução

  • Opção C

  Os taquizoítos devido às suas dimensões penetram nos macrófagos por fagocitose.

11. No ciclo de vida de Taxoplasma gonddi verifica-se que _____.

(A) a formação dos gametócitos é responsável pela alternância de fases nucleares.

(B) todos os esporozoitos presentes no oocisto esporulado são  geneticamente iguais.

(C) o oocisto e os gametócitos apresentam uma ploidia diferente.

(D) na formação dos gametócitos e dos oocistos é responsável pela alternância de gerações.

Resolução

  • Opção C

  Os gametócitos são haplóides e o oocisto é diplóide pois resulta da fecundação.

12. Ordene pela ordem cronológica os acontecimentos relativos ao processo de meiose.

A. Formação de bivalentes

B. Desintegração da membrana nuclear em núcleos haplóides.

C. Disposição de cromossomas homólogos na zona equatorial.

D. Rotura do centrómero.

E. Rotura dos pontos de quiama.

F. Reconstituição do nucleolo em núcleos haploides com dois cromatídeos.

Resolução

  • A- C-E-F -B-D

  A- Profase I; B- Profase II; C – Metafase I; D- Metafase II; E- Anafase I; F – Telofase I

13. A cada uma das afirmações da coluna A faça corresponder o respetivo termo que lhe corresponde expresso na coluna B.

Coluna A Coluna B
A. Processo de divisão nuclear em que ocorrem trocas recíprocas de segmentos entre cromossomas homólogos.

B. Divisão múltipla

C. Processo que permite restabelecer a diploidia no ciclo de vida de T. gonddi.

1. Mitose

2. Meiose

3. Haplofase

4. Esporulação

5. Fecundação

6. Esquizogonia

Resolução

  • A
  • B 6
  • C 5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
× Como podemos ajudar?